Centenas de manifestantes a favor da destituição de Dilma Rousseff saíram este domingo à rua em várias cidades brasileiras, aproveitando os Jogos Olímpicos para ter visibilidade internacional e passar uma mensagem política.

“Brasileiros não toleram a corrupção” e “Dilma Fora” eram algumas das mensagens em inglês que se podiam ler nas faixas dos manifestantes a favor do afastamento de Dilma, que marcharam no Rio de Janeiro para atrair a atenção da imprensa nacional, que se encontra na cidade por causa dos Jogos Olímpicos que começam na próxima sexta-feira.

“As manifestações estão a acontecer por todo o país. Com as faixas em inglês queremos dizer para o mundo que não está a acontecer nenhum golpe”, disse Adriana Balthazar, uma das organizadoras do protesto, citada pelo portal de notícia brasileiro G1. “Queremos o fim da corrupção”, frisou.

A organizadora referia-se ao processo de impeachment (destituição), que tem sido considerado um golpe pelos vários movimentos de apoio a Dilma Rousseff e da sua formação política, o Partido dos Trabalhadores (PT).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Belém, no Pará, alguns manifestantes seguraram faixas com mensagens como “impeachment urgente”, “Fora PT” e “Juiz Sérgio Moro, Parabéns”, numa referência à Operação Lava Jato, relativa ao maior esquema de corrupção na história do Brasil.

Em Maceió, no estado de Alagoas, algumas pessoas desfilaram fantasiadas, entre as quais um “Lula preso”, de acordo com G1, numa referência ao ex-Presidente Lula da Silva, que na quinta-feira foi constituído arguido por alegada tentativa de obstruir a investigação da Lava Jato.

Em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, centenas de pessoas protestam também pela perda de direitos sociais e trabalhistas desde que Michel Temer assumiu interinamente a Presidência.

Segundo o G1, durante a manhã decorreram protestos em, pelo menos, nove estados brasileiros — Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – e no Distrito Federal, onde fica localizada a capital do país, Brasília.

Ao longo do dia, esperam-se outros protestos a favor do afastamento definitivo de Dilma em cerca de 200 cidades no Brasil e no estrangeiro.

A onda de protestos no Brasil tem sido notória, sobretudo até à aprovação do pedido de impeachment no Congresso, em maio, que culminou no afastamento temporário de Dilma Rousseff e na formação de um governo interino por Michel Temer.

Agora, os brasileiros decidiram voltar hoje às ruas, numa altura em que se aproxima a votação final da destituição de Dilma no Senado, que deverá ocorrer a 29 de agosto, depois de o Brasil acolher o maior evento desportivo do mundo, que terá lugar de 5 a 21 de agosto na capital carioca.