O programa de Empreendedorismo IEFP — SOU OLÁ arrancou, oficialmente, este mês com o objetivo de ajudar a integrar no mercado laboral 1.500 desempregados do IEFP até 2020, disse à Lusa Elena Durán, responsável pelo programa.

Segundo a mesma fonte, para este programa, que resulta de uma parceria entre a Unilever, do grupo Jerónimo Martins, e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), ainda não há uma previsão exata de quantos desempregados poderá abranger já este ano, uma vez que se encontra no início, mas o objetivo é que possa “apoiar cerca de 1500 pessoas até 2020”.

Assim, através do programa, os desempregados inscritos no IEFP têm a possibilidade de explorar um meio de venda Olá com 15. 000 euros de investimento. A multinacional Unilever comparticipa 50% do investimento inicial, correspondente a 7. 500 euros e o restante pode ser feito com capitais próprios ou através de um financiamento com condições especiais, a que o empreendedor se pode candidatar através de programas de apoio oferecidos pelo IEFP.

“Não existe uma seleção dos candidatos, mas sim uma validação da sua candidatura conforme o modelo de negócio e o local escolhido para abrir o ponto de venda”, explicou a responsável do programa, sublinhando que essa validação “depende do potencial, em termos de rentabilidade, e do local escolhido pelo candidato”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para se candidatarem, os desempregados inscritos no IEFP têm de escolher um local com potencial para abrir um meio de venda de gelados, preencher o Simulador de Negócio, um documento disponível no website do programa, em www.souola.pt/empreendedorismo no menu “Como Candidatar-me”, preencher o formulário de candidatura e submetê-lo online.

Quando a candidatura for aprovada, o empreendedor deve avançar com o pedido de licenças às entidades públicas responsáveis pelo local escolhido, assinar o contrato de concessão e dar início à atividade assim que tenha os recursos financeiros necessários e as licenças aprovadas.

Para além dos gelados da marca Olá, o empreendedor pode vender produtos como Lipton ice tea e chá quente, água, café, chocolate quente, waffles, sob aprovação da Olá.

O programa tem como base o Plano de Sustentabilidade da Unilever e pretende “promover o empreendedorismo”, destinando-se a “pessoas em situação de desemprego que tenham espírito empreendedor e vontade de criar algo seu, mas não têm uma ideia de negócio ou os recursos necessários para concretizá-la”, explicou à Lusa Elena Durán.

O programa arrancou oficialmente este mês, no entanto, a responsável explicou que ao logo dos últimos meses a Olá realizou várias sessões de esclarecimento no IEFP para avaliar a reação e interesse das pessoas em relação ao programa.