Todos os comerciantes do Mercado do Bolhão estão a ser chamados “individualmente” pela Câmara do Porto para receber esclarecimentos “específicos” sobre a reabilitação daquele espaço, que apenas encerrará ao público em 2017.

A informação foi esta terça-feira adiantada à Lusa por Nuno Santos, adjunto do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, de acordo com quem “os comerciantes vão saber, em primeira mão, as condições que vão encontrar no novo mercado” e no mercado provisório para onde vão ser transferidos “depois da época do Natal”.

As obras relacionadas com a recuperação do mercado centenário do centro do Porto começaram na segunda-feira, mas decorrem no exterior do espaço. O início da reabilitação do edifício está agendado para o primeiro trimestre de 2017, tal como a transferência dos lojistas para o centro comercial La Vie Porto, situado nas imediações.

“Os comerciantes têm vindo a ser contactados individualmente para reuniões com o Gabinete do Mercado do Bolhão porque entendemos que cada caso é um caso. Consideramos que esta é a melhor forma de dar a informação adequada a cada caso”, esclareceu o adjunto do autarca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O presidente da Câmara comprometeu-se a informar o executivo sobre a localização do mercado provisório e foi isso que fez na reunião pública de 27 de agosto. No dia seguinte à reunião, começaram as reuniões com os comerciantes”, acrescentou.

A mesma fonte indicou que, para além do compromisso assumido com a vereação, Rui Moreira teve ainda em conta o “princípio de sigilo” relacionado com o negócio do mercado temporário.

Com os encontros do Gabinete do Mercado do Bolhão e os comerciantes, a autarquia espera informar os lojistas sobre “todo o processo” relacionado com a recuperação do Bolhão, que começou esta semana com os procedimentos necessários para permitir a estabilização do edifício e a construção de uma cave técnica no mercado.

Nuno Santos lembra, ainda, que a Câmara está, “há meses”, a preparar “uma campanha de promoção muito forte” que vai arrancar quando for necessário transferir os comerciantes para o mercado provisório.

“Pedimos aos comerciantes que confiem na nossa capacidade de promoção. Achamo-nos capazes de fazer um bom trabalho. É uma campanha muito forte, feita no âmbito da criação da marca Bolhão, por parte da mesma equipa que desenvolveu a marca Porto.”, afirmou.

Em julho, quando divulgou o calendário relacionado com a reabilitação do mercado, a autarquia assegurou que o Bolhão vai estar “a funcionar em pleno” na época de Natal e que procurou evitar a transferência dos lojistas nessa “fase muito sensível” para o comércio.

A Câmara disse, também, que estavam “em preparação o lançamento dos concursos públicos necessários para adjudicação das empreitadas seguintes” do Bolhão, em concreto “para a construção do túnel entre a Rua do Ateneu Comercial do Porto”, a “futura cave” do espaço e a “empreitada geral de restauro e modernização”.

O custo total da operação de restauro e modernização do Bolhão, incluindo a “adaptação do espaço do mercado temporário”, as “empreitadas de desvio de águas e construção do túnel” e “todo o processo de criação de imagem e promoção do mercado” é “da ordem dos 27 milhões de euros”, acrescentou a autarquia.