Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Noruega vai construir túneis submersos para atravessar os fiordes

Atravessar os fiordes noruegueses através da estrada E39 demora, atualmente, 21 horas. Um projeto do governo norueguês vai permitir que a viagem seja feita em 10 horas, através de túneis submersos.

i

Os túneis, que ficarão cerca de 30 metros abaixo do nível da água, terão capacidade para duas vias de trânsito

vegvesen.no

Os túneis, que ficarão cerca de 30 metros abaixo do nível da água, terão capacidade para duas vias de trânsito

vegvesen.no

A Noruega está a planear construir o primeiro sistema de túneis submersos para atravessar o país. Hoje em dia, percorrer os mais de mil quilómetros que separam Kristiansand de Trondheim, de automóvel pode demorar cerca de 21 horas. Durante a viagem, é necessário apanhar sete ferries diferentes para conseguir atravessar os fiordes noruegueses.

O trânsito intenso que se verifica nas estradas que atravessam o país de norte a sul faz com que haja um permanente congestionamento de ferries nas zonas em que foi impossível construir pontes, devido às características do terreno.

A solução que o governo norueguês encontrou foi a construção de túneis submersos, apoiados em pontões flutuantes:

Os túneis, que ficarão cerca de 30 metros abaixo do nível da água, terão capacidade para duas vias de trânsito, e serão localizados em locais onde vão permitir resolver o congestionamento de ferries.

O governo norueguês dá alguns exemplos de como o túnel irá resolver problemas em lugares específicos. Um percurso que necessita de passar por dois túneis, uma ponte e um ferry passará a ser feito unicamente por um túnel submerso.

mapa alternativa2

O túnel (vermelho) permitirá resolver problemas ao longo de inúmeros locais da Noruega, em que é necessário recorrer a pontes, pequenos túneis e ferries para atravessar os fiordes. (Imagem: vegvesen.no)

O outro percurso vai permitir que a viagem demore dez horas — significativamente menos do que as 21 que demora atualmente. A construção destes túneis representa um investimento de cerca de 22 mil milhões de euros, e deverá estar concluída em 2035.

noruega

Os túneis vão complementar o percurso da estrada norueguesa E39, que contorna a costa de toda a parte sul do país. (Imagem: vegvesen.no)

Uma solução mais barata seria a construção de pontes, mas o governo norueguês aponta as dificuldades no terreno como o grande impedimento para esta alternativa.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.