O Presidente norte-americano, Barack Obama, voltou esta terça-feira a lançar um feroz ataque ao candidato presidencial republicano, afirmando que Donald Trump está “terrivelmente mal preparado” para assumir a liderança dos Estados Unidos.

O chefe de Estado norte-americano apontou igualmente críticas aos líderes republicanos que apoiam a candidatura presidencial do multibilionário.

“Acho que o candidato republicano não é qualificado para servir como Presidente”, declarou Obama durante uma conferência de imprensa em Washington

“Disse isto na semana passada. Ele continua a provar isso”, insistiu Obama, recordando as polémicas declarações que Trump fez em relação aos pais de um militar muçulmano que morreu em combate no Iraque em 2004.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ghazala Khan e Khizr Khan, pais do capitão do Exército norte-americano Humayun Khan, constaram entre os convidados da convenção do Partido Democrata, realizada na semana passada em Filadélfia (Pensilvânia).

Numa intervenção, o pai do capitão Khan criticou nomeadamente a intenção de Donald Trump de proibir a entrada a todos os muçulmanos no território norte-americano.

A mãe do militar não pronunciou qualquer palavra e Trump insinuou que Ghazala Khan talvez não tivesse sido autorizada a falar.

Segundo Obama, o facto de Trump criticar uma família “que fez sacrifícios extraordinários” pelo país e o facto de aparentemente “não ter conhecimentos básicos sobre as questões-chave na Europa, Médio Oriente e Ásia, significa que está terrivelmente mal preparado para tal posição”.

O Presidente norte-americano também lançou críticas aos dirigentes do ‘Grand Old Party’ (GOP, como o Partido Republicano é conhecido) que continuam a apoiar Trump.

“Existe um momento em que devemos dizer ‘basta'”, disse Obama aos jornalistas numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong.

“Esta não é uma situação que existe uma gafe esporádica. Esta é uma situação diária e semanal em que têm de se distanciar das declarações que ele faz”, acrescentou o Presidente, numa referência a certos notáveis republicanos como o líder da câmara dos representantes Paul Ryan e do senador e ex-candidato presidencial John McCain.