A polícia britânica veio a Portugal deter um suspeito de homicídio em Inglaterra, que passou os últimos dias a publicar no Facebook fotografias suas em praias portuguesas. O suspeito estava em liberdade porque pagou uma fiança e não podia sair do país. Ainda assim assumiu na rede social que conseguiu passar a fronteira numa autocaravana.

O caso foi noticiado pelo Observador na última quarta-feira. James Watson, 35 anos, tinha sido detido em abril por suspeitas do homicídio de uma criança de seis anos, ocorrido em 1994 — um crime que continua por resolver. O suspeito foi libertado sob pagamento de uma caução, mas tinha encontro marcado com a polícia para setembro. Não podia sequer abandonar o País.

Quando a polícia de Cambridgeshire percebeu que tinha saído do Reino Unido e que se encontraria em Portugal, pediu ajuda à Europol. E esta terça-feira, em colaboração com a Polícia Judiciária, acabou por deter James Watson. Segundo fonte da PJ, a detenção ocorreu precisamente perto da embaixada britânica, não muito longe do Jardim da Estrela.

O suspeito deverá agora ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa que irá decidir se será ou não extraditado. Um processo que ainda pode demorar algumas semanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR