A Coreia do Norte lançou um míssil balístico em direção ao Mar do Japão, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

O míssil foi lançado perto da cidade ocidental de Unyul pelas 07:50 de quarta-feira (23:50 de terça-feira em Lisboa), acrescentou.

Trata-se do primeiro lançamento de mísseis realizado desde o passado 19 de julho por Pyongyang, quando lançou dois mísseis de curto alcance e um terceiro de médio alcance.

O novo lançamento é descrito como uma aparente nova demonstração contra o sistema antimíssil THAAD, dos Estados Unidos da América, que deverá ser instalado na Coreia do Sul, informaram fontes militares sul-coreanas.

EUA falam em “provocação”

Os Estados Unidos advertiram esta quarta-feira que estão preparados para defenderem o país e os seus aliados depois do lançamento do míssil balístico. “Estamos a par dos relatórios de que a Coreia do Norte disparou mísseis balísticos”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Anna Richey-Allen, sublinhando que Washington condena veementemente este e os mais recentes lançamentos e testes de mísseis feitos por Pyongyang.

“Continuamos preparados para trabalhar com os nossos aliados e parceiros em todo o mundo para responder a mais provocações da Coreia do Norte, assim como para nos defendermos e aos nossos aliados de qualquer ataque ou provocação”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR