Entre os filmes portugueses presentes contam-se as longas-metragens ‘O ornitólogo’, de João Pedro Rodrigues, e ‘Correspondências’, de Rita Azevedo Gomes. Já a competição de curtas-metragens contará com a animação ‘Estilhaços’, de José Miguel Ribeiro, ‘Setembro’, de Leonor Noivo, ‘À noite fazem-se amigos’, de Rita Barbosa, e ‘Um campo de aviação’, filme experimental de Joana Pimenta.

A presença portuguesa em Locarno faz-se ainda com outros filmes fora de competição: ‘Longe’, de José Oliveira, ‘A brief history of princess X’, de Gabriel Abrantes, ‘O corcunda’, que este rodou com Ben Rivers, e ‘O cinema de Manoel de Oliveira e eu’, de João Botelho.

Na corrida ao Leopardo de Ouro estará ‘Jeunesse’, do realizador francês Julien Samani, que tem coprodução portuguesa, tendo sido rodado em Portugal com técnicos e atores portugueses.

Da programação de Locarno, que termina no dia 13, fazem ainda parte ‘Comboio de sal e açúcar’, do moçambicano Licínio de Azevedo, numa coprodução com Portugal, e ‘Rio Corgo’, uma produção luso-suíça, de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR