Ela e a esgrima já se tratam por tu há vários anos. Começou por fazer treino físico bem cedo, aos 10 anos, e agora, aos 30, será o derradeiro ano para Ibtihaj Muhammad na modalidade. A atleta vai competir pelos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos e não vai tirar o hijab quando for altura de entrar em campo. Pelo contrário: ela será a primeira atleta muçulmana afro-americana a usar o véu que cobre a cabeça e o peito.

Em entrevista à CNN, Ibtihaj diz que foi precisamente quando soube que nunca nenhuma mulher americana tinha competido com hijab que decidiu fazê-lo, para que “outras minorias percebam que também podem estar representadas” e que “tudo é possível”.

A atleta explica que o véu a torna “mais forte” porque dá poder à sua “identidade”. “É gratificante para te sentires realmente poderosa”, referiu. “Para mim, a minha hijab é muito libertadora. Faz parte daquilo que eu sou, e eu acredito que faz com que as pessoas me ouçam mais. Espero que mude uma série de mal-entendidos sobre as mulheres muçulmanas”.

Ibtihaj Muhammad contou ainda à CNN que escolheu a esgrima em criança porque era o único desporto que lhe permitia “honrar” a sua fé muçulmana e sentir-se igual a todos os outros atletas. “Foi a primeira vez que senti que fazia parte de uma equipa por inteiro. Foi a primeira vez que usei o mesmo uniforme que toda a gente e que não tive de o ajustar de alguma maneira, tipo acrescentar mais tecido para as mangas ou usar calças quando toda a gente estava de calções”, exemplificou.

A rapariga de New Jersey estará no Rio de Janeiro, depois de ter falhado a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2012. Agora, além de conseguir a medalha de ouro, Ibtihaj quer aproveitar o momento: “Sinto-me muito abençoada por ter conseguido a qualificação — e estou muito entusiasmada”, partilhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR