Rio 2016

Olha que coisa mais linda! Garota de Ipanema levou tocha olímpica

666

Helô Pinheiro, a musa da bossa nova, foi uma das escolhidas para transportar a tocha olímpica. Uma repetição do passeio que a tornou mundialmente famosa.

Helô Pinheiro, a Garota de Ipanema, tem atualmente 71 anos

@rioconcierge/Twitter

Autor
  • Elsa Araújo Rodrigues

Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema, foi uma das escolhidas para transportar a tocha olímpica no trecho Leblon-Copacabana, na última fase do percurso da chama olímpica até à cerimónia de abertura desta sexta-feira dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Atualmente com 71 anos, Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto (o seu nome completo) tornou-se mundialmente conhecida quando se tornou a musa oficial da bossa nova.

helo pinheiro capa blog

A Garota de Ipanema à esquerda com a imagem que a tornou famosa e à direita, com a sua imagem atual. Créditos: www.helopinheiro.com.br

Foi ela que inspirou a famosa canção de António Carlos Jobim e Vinicius de Moraes que segundo consta foi escrita num guardanapo. A letra já tinha sido escrita antes por Vinicius de Moraes (em Petrópolis) e o nome original era “Menina que passa”.

Os dois mestres do género musical mais conhecido do Brasil eram frequentadores assíduos do bar Veloso, nos idos anos 1960. Reza a história que Helô Pinheiro morava no número 22 da rua Montenegro (muito perto do bar) e passava em frente à esplanada “num doce balanço, a caminho do mar“, da praia de Ipanema. Na altura, tinha 17 anos, cabelos negros, olhos azuis e fazia virar muitas cabeças masculinas.

helo pinheiro blog

Helô Pinheiro com os longos cabelos pretos que a tornaram conhecida, aqui numa fotografia publicada no seu blogue. Créditos: www. helopinheiro.com.br

Os dois amigos deleitavam-se com a ginga da então bailarina e acabaram por adaptar a letra de “Menina que passa” em sua homenagem à qual acrescentaram a melodia. O hino não-oficial da bossa nova nasceu oficialmente em 1962 e foi tocada pela primeira vez em agosto desse ano num espetáculo na Boate Bon Gourmet, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

bilhete-2 helo

Bilhete de Tom Jobim a Helô Pinheiro, reproduzido no seu blogue. Créditos: www.helopinheiro.com.br

Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto só descobriu que a música havia sido composta em sua homenagem cerca de três anos depois, em 1965. Nessa altura já namorava com Fernando Pinheiro, e quando casou convidou Tom Jobim e a esposa Teresa para serem padrinhos.

Férias no Caribe em paz com a vida.. @jooooopinheiro @kikipinheiro @ticipinheiro @klifty

A photo posted by Helo (@helopinheiro1) on

Helô Pinheiro tem quatro filhos e é modelo, apresentadora de televisão e empresária. Criou uma linha de roupa de praia a que chamou, precisamente, Garota de Ipanema. Em 2012 publicou a sua autobiografia “A Eterna garota de Ipanema” (editora Aleph).

helo pinheiro FB

Helô Pinheiro numa fotografia recente publicada por si na sua conta do Facebook

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Orçamento do Estado

Prognósticos só no fim /premium

Manuel Villaverde Cabral

Em vez de poupar nas despesas do Estado, aumentam-se as receitas, isto é, os impostos e, destes, sobretudo os indirectos. Eis o carácter cada vez mais inigualitário de uma fiscalidade dita de esquerda

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)