A beata Teresa de Calcutá vai ser canonizada a 4 de setembro, numa cerimónia presidida pelo papa Francisco na praça de São Pedro, anunciou o Vaticano.

A canonização, decretada por Francisco em 15 de março, vai integrar os atos religiosos previstos para o dia, além da missa que começará às 10h30 (09h30 em Lisboa).

Teresa de Calcutá, fundadora da Ordem das Missionárias da Caridade, vai ser canonizada um dia antes do 19.º aniversário da sua morte e durante o Ano Santo extraordinário da Misericórdia.

A canonização de Madre Teresa foi decidida depois de a Igreja católica ter aceitado, por unanimidade, a “cura extraordinária”, por intercessão da futura santa, de um brasileiro, em 2008.

A aprovação pelo papa do segundo milagre, requisito fundamental para a canonização, encerrou o processo que levou à beatificação em 2003, durante o pontificado de João Paulo II, para quem Teresa de Calcutá era a “incansável benfeitora da humanidade”.

Teresa de Calcutá, que se chamava Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopke (na altura território albanês) a 26 de agosto de 1910 e morreu em Calcutá (Índia) a 05 de setembro de 1997. Foi proclamada beata a 19 de outubro de 2003, numa cerimónia na praça de São Pedro, no Vaticano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR