Concebido pela empresa chinesa Transit Explore Bus (TEB), aquele que é apresentado como a última solução para as cada vez mais congestionadas cidades japonesas começou o seu período de testes em utilização real, embora ainda na versão de protótipo, na cidade costeira de Qinhuangdao, cerca de 300 quilómetros a Este de Pequim.

Esta nova solução de mobilidade para transporte de massas é impulsionada com a energia eléctrica acumulada num conjunto de baterias, cujos carregamentos são feitos através de postos instalados ao longo do trajecto cumprido pelo veículo, esclarece a agência de notícias chinesa China Xinhua News.

[jwplatform 1TC5V8ck]

Pensado segundo o mesmo princípio do metropolitano, o Transit Elevated Bus destina-se, no entanto, a uma utilização à superfície, pelas mesmas vias utilizadas pelos automóveis, embora sem que para tal ocupe espaço entre o tráfego, já que circula por cima deste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, além de apresentar custos de produção que a empresa estima serem de apenas 16% face aos da construção de uma linha de metropolitano, este sistema poderá ser uma solução para os cada vez maiores problemas com que a China se debate em termos de poluição e trânsito citadino, pois além de ser movido a energia eléctrica, consegue também transportar bastante mais passageiros que os autocarros tradicionais.

Nesta fase de testes, circulando em apenas duas linhas, o Transit Elevated Bus deverá manter-se em actividade durante todo o Verão chinês, após o qual deverá ser feita uma avaliação do projecto.

[jwplatform I1rFUSW8]