Depois de uma construtura portuguesa, a Mota-Engil, agora é a vez de uma petrolífera mexicana, a estatal Pemex. Paulo Portas vai ser consultor daquela que é a maior empresa do México, um dos países que visitou mais que uma vez como governante, acompanhado de missões empresariais.

A noticia é avançada pelo jornal espanhol El Diario, com fonte oficial da empresa mexicana a confirmar a informação. O democrata-cristão, que foi vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros no anterior Governo, vai ser consultor de uma filial da petrolífera mexicana em Espanha, a Mex Gas Enterprises, que se dedica à comercialização de gás natural.

No início de junho, o antigo governante anunciou a sua renúncia ao cargo de deputado e à liderança do CDS-PP para se juntar à Mota-Engil, para fazer parte do conselho consultivo internacional para a América Latina.

A filial da empresa mexicana para a qual Paulo Portas irá trabalhar tem sede em Madrid e foi criada em 2014 para agregar as participações da empresa que estavam até então no paraíso fiscal das Ilhas Caimão, onde estavam concentrados os ativos e o negócio do gás a nível internacional desta empresa.

O jornal espanhol relembra ainda que, em junho de 2014, numa visita do presidente do México a Portugal, a Pemex assinou um memorando de entendimento com a Galp relacionado com a “troca de informação e/ou desenvolvimento de projetos”, segundo a empresa mexicana, mas o conteúdo do acordo foi declarado pela Pemex há um ano e só será dado a conhecer ao público a parte de 2026.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR