A nomeação de Donald Trump como candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos não agradou a muita gente, incluindo no próprio partido republicano. A prova disso está no dinheiro. Grande parte dos doadores que financiaram, durante as primárias, campanhas de candidatos com ligações mais fortes com o partido republicano está agora a doar dinheiro para a campanha da candidata democrata, conta o New York Times.

Este fenómeno contraria a tendência habitual que dita que os doadores apoiam, maioritariamente, o nomeado pelo partido do candidato defendiam durante as primárias. Note-se, no entanto, que são raras as pessoas que fazem doações a duas campanhas diferentes. Assim, quem financia um candidato durante as primárias que não consegue a nomeação, geralmente não volta a doar aos candidatos oficiais.

Mas os dados da Comissão Federal de Eleições mostram que a maioria dos apoiantes de Jed Bush, John Kasich, Chris Christie e Lindsey Graham que escolheram financiar algum dos candidatos oficiais à presidência preferem apoiar Hillary Clinton do que Donald Trump. Estes números dizem respeito a pessoas que doaram mais do que 200 dólares à campanha de um candidato durante as primárias.

A candidata democrata recebeu até agora 2,2 milhões de dólares oferecidos por pessoas que apoiaram candidatos republicanos que desistiram durante as primárias. Donald Trump recebeu menos 600 mil dólares do que Hillary do mesmo grupo de pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ted Cruz negou apoio a “The Donald”, no entanto são os seus apoiantes quem mais contribuiu para a campanha do magnata. Seguem-se aqueles que defendiam a candidatura de Ben Carson, Marc Rubio e Carly Fiorina, respetivamente.

Trump é o candidato republicano que menos apoio recebeu de membros do partido desde 1980.

O empresário teve que enfrentar vários adversários durante as primárias e começou a angariação de fundos mais tarde que os outros candidatos, já que se propôs a financiar a campanha sozinho. Ainda assim, tem conseguido angariar muito dinheiro, sendo que grande parte do seu financiamento vem de pequenas doações de valor inferior a 200 dólares.