As vendas do novo Chevrolet Camaro ZL1 vão iniciar-se no final do ano e, para já, somente no mercado americano, por valores que começam nos 73 mil euros, para a versão com transmissão manual. Já o preço para a variante com a nova caixa automática de 10 velocidades, não foi ainda divulgado.

Apresentado em Março último, o novo modelo esgrime, segundo informações avançadas pela própria marca, como principal argumento um novo V8 6,2 litros Supercharger com 650 cv de potência, ou seja, mais 10 cv que o inicialmente divulgado, a par um fantástico binário máximo de 881 Nm. Tudo isto em cima de uma nova e mais leve plataforma.

A acompanhar o portentoso bloco, que a marca norte-americana estreou no Corvette Z06, há a possibilidade de contar com a nova caixa automática de 10 relações, desenvolvida em parceria pela General Motors e pela Ford. E que a marca da oval já disponibiliza, também como opcional, por exemplo, no seu “muscle car”, o Mustang.

Já em termos de prestações, a nova geração ZL1 reclama ser mais rápida que a antecessora, com o modelo a anunciar a capacidade de acelerar dos 0 aos 96 km/h em 3,5 segundos, contra os 3,9 segundos da geração anterior. Ei-lo em Nürburgring:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Igualmente importante para o mercado americano é a emblemática distância do quarto de milha, ou seja, o percurso inicial de 402,5 m é cumprido pelo ZL1 em 11,4 segundos, chegando ao fim a uma velocidade máxima de 204 km/h.

A par da evolução no motor, o novo Chevrolet Camaro ZL1 conta ainda com uma série de soluções técnicas capazes de favorecer o desempenho, como é o caso da nova suspensão magnética, sistema optimizado de tracção, diferencial autoblocante electrónico, controlo de arranque (Launch Control), selector de modos de condução e travões Brembo de seis pistons à frente e quatro atrás. Isto, além de jantes em liga leve de 20″ com pneus Goodyear Eagle F1 Supercar, de medidas 285/30 à frente e 305/30 atrás.

No caso da versão cabriolet, referência ainda para a possibilidade de rebater automaticamente a capota de lona, quando a velocidades até cerca de 50 km/h.