Desde que começaram, em 1909, que os Ballets Russes fascinaram artistas de todas as áreas, que os pintaram, escreveram, musicaram. Os corpos prodigiosos que desafiam a gravidade e inscrevem no espaço a beleza efémera dos movimentos tornaram-se uma das disciplinas artísticas mais marcantes da modernidade. De Anna Pavlova e Nijinsky, de Martha Graham a Pina Bausch, o universo da dança nunca deixou de marcar o nosso imaginário.
E não é só o allure, a elegância do corpo esticado na barra, dos pés em pontas, das piruetas, dos saltos de gato e dos arabesques, é também todo o universo em redor. As roupas dos bailados clássicos, em tules e voiles vaporosos, os maiôs decotados, os coques no alto da cabeça e as roupas de treino. Já espreitou como as bailarinas e bailarinos combinam maiôs, casacos, leggings, saias, meias, tops, fitas? E se a bailarina russa Maria Kochetkova é hoje uma estrela no Instagram, é menos pelo seu virtuosismo no grand jeté (grande salto) do que na forma criativa como se veste dentro e fora do estúdio.
Mas na verdade o mote foi dado pelas sabrinas criadas pela Miu Miu, certamente um dos objetos mais apetecíveis e originais da moda dos últimos anos: uma fusão das sapatilhas de ballet com laços colocados na parte central do pé (e não na traseira, como é habitual). Resultado? Uma versão totalmente renovada das já enfadonhadas sabrinas e que todas vamos querer ter. Felizmente para nós, pobres mortais, a Zara (e outras marcas de fast fashion) já tem uma versão bastante convincente dentro de uma coleção especial dedicada ao espírito do ballet que pode ver no shopping em fotogaleria.

A versão outono /inverno das sapatilhas da Miu Miu, 590 euros.
Esqueça o Flashdance, o Dirty Dancing ou o Fame. Agora é tempo da bailarina chique e as inspirações são outras. Se quiser seguir o mote veja a coleção mais dominada por esta tendência, a da Valentino, o filme Cisne Negro, que valeu o Óscar a Natalie Portman, ou vá assistir aos espetáculos da nossa Companhia Nacional de Bailado, onde a bela Ana Lacerda é sempre uma aparição de talento e elegância.

Coleção Ballet da Zara, já disponível nas lojas.
Portanto, costas irrepreensivelmente direitas, pescoço levantado, queixo para a frente, que é como quem diz maiôs muito decotados, saias de tule até meio da perna a deixar ver as fitas das sapatilhas, gargantilha larga no pescoço e casacos de malha cruzados. Mas como sempre na moda, a melhor maneira é descobrir como pode combinar alguns destes itens com o seu guarda-roupa, o seu corpo e o seu estilo pessoal.