A primeira-ministra britânica, Theresa May, contactou esta terça-feira com o Presidente do Irão, Hassan Rohani, para estreitar as relações diplomáticas entre os dois países e confirmar os avanços na aplicação do acordo nuclear internacional com Teerão.

De acordo com um porta-voz de Downing Street, residência oficial da primeira-ministra, May e Rohani sublinharam no decurso do contacto telefónico que as relações bilaterais “se têm desenvolvido de forma positiva” desde a assinatura em julho de 2015 do acordo entre o Irão e as grandes potências.

“Conversaram sobre os progressos registados no último ano e na sequência do acordo, e concordaram na necessidade de as duas partes cumprirem os compromissos adquiridos”, assinalou o porta-voz.

No decurso do contacto, May sublinhou que o Reino Unido continua a desempenhar um “papel ativo” no processo de aplicação de acordo e ressalvou a necessidade de promover esforços para melhorar a cooperação bancária entre Londres e Teerão.

May e Rohani também concordaram na importância do diálogo face aos desafios regionais” no Médio oriente e na “luta global contra o terrorismo”.

A dirigente britânica referiu-se ainda à situação de Nazanin Zaghari-Ratcliffe, uma trabalhadora de uma ONG com dupla nacionalidade e que foi detida no aeroporto de Teerão quando regressava ao Reino Unido, e acusada de conspirar contra o Governo iraniano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR