agenda-cultural-verao-norte

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos em Cabeceiras de Basto prepara-se para a festa a partir desta sexta-feira. A iniciativa Mosteiro em Festa pretende reunir a comunidade local em redor de várias atrações. Desde as atividades culturais — onde a música manda — até à gastronomia de produtos regionais e às provas de vinhos, dificilmente poderá haver desculpa para não visitar o mosteiro. As sessões “Conversas Fora de Horas” são outras das iniciativas — são debates informais sobre a realidade de Cabeceiras de Basto, nomeadamente a emigração dos locais. A entrada é livre.

O SonicBlast Moledo vai estar em Viana do Castelo, mais precisamente em Moledo do Minho, na sexta-feira e no sábado. Os sons psicadélicos e o rock vão conviver (certamente) em harmonia, mas os banhos de sol não ficam para segundo plano. Seja na praia ou na piscina, os festivaleiros podem também descansar e bronzear-se. Entre os nomes do cartaz estão Acid Mess, Killimanjaro e Black Bombaim. Os bilhetes diários custam 25 euros, já os passes para os dois dias custam 45 euros.

Em Braga, chega até ao público português o “Hendrix do deserto”. Quem é ele? É Bombino, um guitarrista e compositor do Níger, que popularizou a música tuaregue — uma sonoridade do Norte de África onde o violino e o tambor são os instrumentos principais. Bombino não se fica pela tradição: acrescenta o rock, o blues e o reggae à cultura do povo tuaregue numa mistura a que chama de “Tuareggae”. O último trabalho é o álbum Azel deste ano. O preço dos bilhetes é entre os 10 e os 20 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já para quem gosta de livros, a Feira do Livro da Póvoa de Varzim está no Passeio Alegre desde 5 de agosto. Entre os stands das editoras e das livrarias locais, pode ainda assistir ao lançamento de alguns livros — e conseguir um autógrafo –, aos espetáculos de música e às leituras em voz alta. Bem perto da praia da Póvoa, o evento reúne em algumas dezenas de bancas, os clássicos e as novidades do mundo literário.

No Porto, as Jameson Lazy Sessions têm animado os fins de semana do Jardim das Virtudes. No sábado, não há exceção à regra: a partir das 15h, o público vai poder escutar as escolhas de Paulo Furtado — o senhor The Legendary Tigerman — que recaem sob Quartet of Woah!, Ghost Hunt e o DJ set de A Boy Named Sue. Se for fã do The Legendary Tigerman não se preocupe, ele também vai subir a palco, não prometemos é que seja um concerto habitual. Paulo Furtado apresenta um DJ set em nome próprio nas Virtudes. Com entrada livre.

Os sábados de agosto têm o ritmo do jazz nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Até ao final do mês, a associação Porta-Jazz vai apresentar uma série de concertos e este fim de semana será o Filipe Teixeira Quarteto a subir a palco. No repertório, o álbum Páginas marca o início do contrabaixista Filipe Teixeira como líder do projeto. Aqui não paga bilhete.

fim de semana

Existe desde 1997, acontece de dois em dois anos e não se pode dizer que seja o evento de eleição de muitos festivaleiros portugueses. O Boom Festival em Idanha-a-Nova pretende demarcar-se do habitual festival de verão, onde as marcas e a indústria têm uma presença forte. Na programação, que começa esta quinta-feira, há um templo de dança, instalações artísticas e ioga. A experiência nunca poderá ser contada tintim por tintim, mas aqui fica um guia de sobrevivência para os boomers. Os bilhetes disponíveis online já esgotaram, mas pode tentar a sua sorte através de alguns embaixadores — pessoas distribuídas por todo o mundo, que vendem entradas oficiais para o Boom Festival. Os preços rondam entre os 130 e os 180 euros.

boom festival

Os templos de dança no Boom Festival © Jakob Kovlar / D.R.

Já por Tomar, o festival Bons Sons volta à aldeia de Cem Soldos esta sexta-feira e sábado. A música portuguesa, as exposições e a gastronomia são algumas das particularidades, mas não só. Os cem-soldenses e os voluntários garantem que o Bons Sons vai avante, portanto não estranhe se vir algum habitante da aldeia a tratar de questões de logística. Pega-Monstro, Deolinda e Branko são alguns dos nomes no cartaz. Os bilhetes diários custam 17 euros, já os passes para os dois dias custam 38 euros.

No Casino da Figueira da Foz, a banda Pensão Flor vai dar um concerto no sábado, a partir das 23h. O repertório desta “pensão” dá uma nova roupagem à música portuguesa, ao misturá-la com diferentes estilos musicais, e nem o fado lisboeta escapa. No concerto, a banda será acompanhada pela Orquestra do Quarto 21, constituída por dez músicos. O preço dos bilhetes é 12 euros.

Aljubarrota vai tornar-se medieval a partir desta sexta-feira. Como não poderia deixar de ser a Batalha de Aljubarrota vai ser evocada e recriada por centenas de participantes vindos de todo o país. Porém, há muito para ver e provar no evento: pode visitar algumas cartomantes para antever o futuro ou ouvir os declamadores de poesia; já no lado da gastronomia, há o pão da padeira para experimentar e vários enchidos e compotas para usar como acompanhamento. Aljubarrota Medieval tem entrada livre.

Rui Paixão leva o espetáculo Lullaby até às Caldas da Rainha. O público terá uma interação direta com um palhaço e poderá comprovar o que é estar envolvido num espetáculo de comédia, onde o riso e a provocação mútua não faltam. Se não acha muita piada a palhaços, descanse porque o Rui Paixão é “mestre” na arte da cumplicidade.

O Vagos Metal Fest estará durante dois dias na Quinta do Ega, em Aveiro. No sábado e no domingo, o rock pesado será tocado em diversos estilos e variações: desde o folk metal ao heavy metal, o público poderá assistir aos espetáculos de bandas como Moonspell, Heavenwood e Dark Funeral. Vagos assume-se como “a capital do metal”, os bilhetes diários custam entre 30 e 35 euros, já os gerais variam entre os 45 e 50 euros.

agenda-cultural-verao-sul

Ainda esta quinta-feira, o Teatro da Trindade recebe a banda coreana Jambinai, a partir das 21h30. A Fundação Inatel tem uma parceria com o Festival Músicas do Mundo de Sines, sendo que um dos objetivos é promover em conjunto a música do mundo (World Music) junto do público. Jambinai foi o grupo escolhido para o efeito — a banda tem no rock experimental a base do seu trabalho. Das ruas da Coreia do Sul para a Europa, o repertório é uma ligação entre a música tradicional coreana e a contemporaneidade. Os bilhetes custam 15 euros.

A exposição Eduardo Souto de Moura: Continuidade está patente no Centro Cultural de Belém desde junho, mas isso não significa que a arquitetura seja o único foco da programação. No Jardim das Oliveiras, haverá este sábado uma sessão de cinema ao ar livre, baseada nas escolhas do arquiteto. O filme escolhido foi A Quimera de Ouro de Charlie Chaplin. A entrada é livre.

https://www.youtube.com/watch?v=hupu4Vbn4pI

A luz das cidades é tanta que esconde as estrelas, ao ponto de muitos se esquecerem que o céu está cheio delas. Para relembrar que elas existem está a Noite de Estrelas nas Ruínas Romanas de Tróia, que começa esta sexta-feira e prolonga-se até 26 de agosto. O Troia Resort promove sessões para observar as estrelas, com a ajuda de um astrónomo e de uma arqueóloga para explicar os mitos por detrás de cada constelação. Para participar na iniciativa, contacte o Troia Resort, porque as inscrições são limitadas.

“A música deu à costa” é isto que nos anuncia o festival Sol da Caparica. A partir desta quinta-feira e até domingo, a Costa da Caparica recebe nomes como David Fonseca, Aurea, Ala dos Namorados e Diogo Piçarra. Existem três palcos para a música, o espaço “Debaixo da Língua” para conversas informais, poesia e apresentações de encontros de literatura e ainda, um lugar dedicado à prática do skate e de outras atividades radicais. Os bilhetes variam entre os 15 e os 35 euros, caso sejam diários ou gerais. Os residentes no concelho de Almada têm descontos.

No Algarve, haverá uma homenagem ao rei do rock n’ roll, Elvis Presley, que começa esta sexta-feira. A Orquestra de Jazz do Algarve e Selvis Prestley vão recordar alguns dos temas mais emblemáticos do cantor, como I Got a Woman e Always On My Mind. Os concertos acontecem na sexta-feira em Quarteira, domingo em Faro e na segunda-feira, terminam em Lagoa com um espetáculo de fogo-de-artifício. Se quiser passear o bronzeado e dar um pézinho de dança, não falte.

As Noites ao Fresco em Beja já começaram em julho, permanecem no calor de agosto e terminam nos dias mais frescos de setembro. Na programação, o cinema e a música ganham destaque: este fim de semana, os concertos são assegurados por Fernando Pardal e pelos Rapazes da Música e Cantadores do Desassossego. Durante a semana serão os filmes A Vida é Bela e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain a entreter o público. Com entrada livre.

agenda-cultural-verao-ilhas

Na Ribeira Grande, no arquipélago dos Açores, o Festival Monte Verde começa esta quinta-feira com muita música para todos os gostos. Gabriel, o Pensador, Gentleman e Throes + The Shine são alguns nomes que constam no cartaz. Num cenário onde a Natureza manda como ninguém, o festival combina diversos estilos musicais na programação — reggae, eletrónica e kuduro marcam presença. Os bilhetes custam entre 16 e 41 euros.

No arquipélago da Madeira, na Ribeira Brava, a 7ª edição da Festa Luso Venezuelana vai ter um caráter solidário, devido aos incêndios que têm lavrado o território nos últimos dias. As receitas do evento revertem para os Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava. A música vai animar o público, mas a gastronomia portuguesa e venezuelana promete aconchegar os estômagos. Os bilhetes custam 3,5 euros.