O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil (PDEPC) de Viana do Castelo foi desativado esta sexta-feira, cerca das 18h30, devido à “redução do número de incêndios ” na região, informou a proteção civil.

Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) adiantou que a decisão foi tomada pelo Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC), José Maria Costa, que é também autarca de Viana do Castelo, “tendo em consideração o desagravamento da situação no distrito” e “após ter consultado os membros daquela estrutura”.

Aquele plano distrital foi acionado, na segunda-feira passada, “devido ao número de incêndios, ao esgotar dos meios de combate e às condições meteorológicas”. Na quarta-feira foi anunciado o seu prolongamento, por mais 48 horas, devido à previsão de agravamento das condições climatéricas.

Com a ativação daquele plano foi possível pedir um apoio extraordinário ao Governo.

Segundo a informação disponibilizada na página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 19h28, o incêndio que esta sexta-feira mais preocupava lavrava em Argela, no concelho de Caminha, encontrando-se em fase de conclusão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR