O Kodiaq assume-se como um modelo de grande importância para a Skoda, e a marca checa não o esconde. É também por isso que o construtor de Mladá Boleslav vem revelando, desde há algum tempo, um ou outro detalhe do seu novo SUV, apesar de a sua revelação oficial estar agendada apenas para 1 de Setembro, em Berlim, permitindo assim, de algum modo, antecipar o aspecto final deste modelo que tem como base a plataforma utilizada no Volkswagen Tiguan e no Seat Ateca.

Desta feita, a Skoda decidiu mostrar a grelha frontal, as ópticas dianteiras, os farolins traseiros, as portas e as jantes do Kodiaq, já no seu formato definitivo. O que não é de somenos, tendo em conta que cabe a este modelo transferir para o segmento dos SUV a nova linguagem de design do seu construtor.

Aliás, a marca promete que, visualmente, este é um SUV que impressionará. E que uma presença inconfundível na estrada ser-lhe-á garantida pela grelha tridimensional de generosas dimensões, com o seu carácter muito próprio, combinada com os faróis dianteiros bastante afilados, pela primeira vez (num Skoda) disponíveis com tecnologia integralmente em LED, a que se juntam os farolins posteriores, igualmente em LED de série, com o formato em “C” típico da Skoda.

Se estes foram os “aperitivos” visuais que a marca checa ofereceu do novo Kodiaq, nem por isso a Skoda deixou de revelar outros atributos do Kodiaq. Como a excepcional habitabilidade para cinco ocupantes, ou mesmo para sete (em opção), no que será uma estreia para a Skoda. Regulando as costas e o assento dos bancos da segunda fila, será possível adaptar o interior para responder às mais diversas necessidades em termos de transporte de pessoas e/ou bagagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste particular, o Kodiaq está particularmente à vontade: conta com a mais ampla bagageira do seu segmento, com uma capacidade que varia entre 720 e 2065 litros, obviamente rebatendo-se o banco traseiro. Sendo que, quem optar pelo banco do passageiro dobrável, poderá transportar objectos com um comprimento de até 2,9 metros.

Para incrementar a segurança e o conforto, lá estarão vários dos mais evoluídos sistemas de assistência à condução, como a visão panorâmica Area View. Graças a câmaras surround com lentes de ângulo aberto montadas à frente e atrás, assim como nas caixas dos espelhos, esta solução projecta várias perspectivas do veículo e do que o rodeia, incluindo uma vista de cima virtual e imagens de 180° das áreas em redor da frente e da traseira.

A assistência ao reboque é outra novidade que o Kodiaq introduzirá na gama da Skoda. Caso esteja a puxar um reboque, o sistema assume o controlo do volante quando em marcha-atrás a baixa velocidade. Já Manoeuvre Assist garante a travagem automática sempre que, também em marcha-atrás, é detectado um obstáculo na traseira do veículo.

Inovadores serão também, garante a marca, os serviços online proporcionados pelo sistema Skoda Connect. Soluções que se dividirão em duas categorias: serviços de infoentretenimento online (Infotainment Online), capazes de oferecer melhor informação, e uma navegação mais eficaz, em tempo real, e os chamados serviços de cuidado (Care Connect), destinados a proporcionar acesso remoto e assistência, se necessário.

[jwplatform K3uzIxvE]