A seleção portuguesa de surf regressou no sábado à liderança nos Mundiais de surf, que decorrem em Jacó, Costa Rica, colocando três surfistas na prova final: Guilherme Fonseca, Pedro Henrique e Teresa Bonvalot.

Pedro Henrique e Guilherme Fonseca alcançaram um ‘score’ de 16,03 e 16,33 pontos, respetivamente e vão agora disputar o quadro principal, tendo como adversários o costa-riquenho Noe Mar McGonagle, campeão mundial em título, e o venezuelano Francisco Bellorín.

Teresa Bonvalot, bicampeã nacional, conseguiu 17,10 pontos (7,67 e 9,43), garantindo o apuramento para a primeira final do evento. Caso a atleta supere esta prova, vai direta para a grande final.

Na primeira bateria da ronda 4, Carol Henrique perdeu e foi relegada para as repescagens. Ainda venceu uma bateria, mas na ronda 7 das repescagens foi afastada da competição.

Tanto na categoria masculina como na feminina, se os atletas não passarem na prova poderão ter uma nova oportunidade nas finais de repescagem, já que os dois primeiros lugares da final de repescagem são apurados para a grande final.

“Estamos muito orgulhosos do nosso percurso até ao momento. Estar na final de um campeonato do mundo de surf é, sem dúvida, um feito para Portugal. Os nossos atletas têm sido irrepreensíveis nas suas prestações, por isso acreditamos que temos hipótese de conquistar este título para o país”, afirmou João Aranha, Presidente da Federação Portuguesa de Surf.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR