República do Congo

Papa condena “silêncio vergonhoso” sobre violência no Congo

O papa Francisco lamentou este domingo o massacre ocorrido na República Democrática do Congo e criticou o "silêncio vergonhoso" que favorece a morte de inocentes sem "peso na opinião mundial".

"Por desgraça fazem parte de tantos inocentes que não têm peso na opinião mundial"

ANGELO CARCONI/EPA

O papa Francisco lamentou este domingo o massacre ocorrido na República Democrática do Congo e criticou o “silêncio vergonhoso” que favorece a perpetuidade dos conflitos e a morte de inocentes sem “peso na opinião mundial”.

“O meu pensamento está com os habitantes do Kivu do Norte, na República Democrática do Congo, recentemente atingidos por novos massacres que se perpetuam devido a um silêncio vergonhoso e sem chamar a nossa atenção”, disse Francisco, falando à janela do Palácio do Vaticano. “Por desgraça fazem parte de tantos inocentes que não têm peso na opinião mundial”, adiantou.

De acordo com a informação divulgada esta segunda-feira na página da Rádio Vaticano, um grupo de homens armados assassinou na noite de sábado pelo menos 50 pessoas no Kivu do Norte, perto da fronteira com o Uganda.

As autoridades de Kinshasa atribuem o massacre ao grupo islamita ugandês das Forças Democráticas Aliadas, embora um missionário que relatou o ocorrido ao Vaticano tenha dito que ouviu os agressores falarem na língua dos soldados congoleses.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)