Rádio Observador

Segurança Rodoviária

Menos mortos mas mais acidentes nas estradas este verão

A quarta fase da operação "Hermes - Viajar em Segurança" da GNR registou um total de três mortos, menos três que no mesmo período do ano passado, embora tenha registado mais 30 acidentes.

PAULO NOVAIS/LUSA

A quarta fase da operação “Hermes – Viajar em Segurança” da GNR, que terminou no domingo, registou um total de três mortos, menos três que no mesmo período do ano passado, embora tenha registado mais 30 acidentes.

A GNR registou, entre sexta e segunda-feira, 926 acidentes, mais 30 do que no ano passado, dos quais resultaram 26 feridos graves, mais nove do que no mesmo período de 2015, e 327 feridos ligeiros, mais 31 do que no ano passado.

A quarta fase da operação teve início na sexta-feira nas principais vias de ligação a locais de férias, com a intensificação das ações de patrulhamento.

Do total de acidentes registados durante os quatro dias da operação, 669 foram resultado de colisões, 221 de despistes e 36 de atropelamentos.

Duas das três vítimas mortais foram consequência de colisões, enquanto a outra aconteceu devido a um despiste.

Os maiores índices de acidentes foram registados nos distritos do Faro (162), Porto (115) e Setúbal (87).

Comparativamente a 2015, registaram-se ainda menos 20 condutores detidos, de um total de 184, e menos 473 infrações, num total de 5.543.

No balanço da primeira fase da operação Hermes, que decorreu no primeiro fim de semana de julho, registaram-se sete mortos, mais quatro do que no mesmo período de 2015, 25 feridos em estado grave (menos um) e 170 pessoas com ferimentos ligeiros (menos 51), em 530 acidentes (menos 21), segundo os números da GNR então divulgados.

Na segunda fase, de 15 a 17 de julho, a GNR disse ter registado 620 acidentes, dois mortos e 18 feridos graves. Em relação à mesma fase da operação, em 2015, a guarda registou mais 30 acidentes, menos seis mortos e o mesmo número de feridos.

Na terceira fase da operação, no primeiro fim de semana deste mês, a GNR registou um total de quatro mortos, o mesmo número do que foi verificado no mesmo período do ano passado, 631 acidentes (menos 60), de que resultaram 13 feridos graves (menos seis) e 251 feridos ligeiros (mais três).

A quinta e última fase da operação “Hermes” realiza-se nos dias 26 a 28 de agosto, último fim de semana do mês.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)