Em comunicado, a VianaFestas, entidade que organiza a romaria informou que a concentração das mordomas para o desfile terá início cerca das 13:00 no exterior do edifício do antigo Governo Civil de Viana do Castelo.
O desfile, que se realiza sempre à sexta-feira e que abre os três dias de festa d’ Agonia, estava inicialmente marcado para as 10:00.
Considerada a maior montra ao ar livre de trajes e ouro do país, o desfile da mordomia, um dos mais emblemáticos números daquela romaria, é o momento em que os diferentes trajes das freguesias de Viana se encontram e mostram, de uma só vez à cidade.
Trata-se de uma tradição cada vez mais enraizada entre as mulheres de Viana do Castelo e que junta várias gerações, neste quadro único das festas.
O desfile da mordomia é a forma dos organizadores apresentarem cumprimentos às várias autoridades, Estado, autárquicas e eclesiásticas presentes na cidade.
Estima-se em cerca de 14 milhões de euros, o valor das centenas de quilos de peças de ouro usadas pelas mordomas naquele desfile.
- Pode preencher este formulário;
- Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
- Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
- Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender: