Em comunicado, a VianaFestas, entidade que organiza a romaria informou que a concentração das mordomas para o desfile terá início cerca das 13:00 no exterior do edifício do antigo Governo Civil de Viana do Castelo.

O desfile, que se realiza sempre à sexta-feira e que abre os três dias de festa d’ Agonia, estava inicialmente marcado para as 10:00.

Considerada a maior montra ao ar livre de trajes e ouro do país, o desfile da mordomia, um dos mais emblemáticos números daquela romaria, é o momento em que os diferentes trajes das freguesias de Viana se encontram e mostram, de uma só vez à cidade.

Trata-se de uma tradição cada vez mais enraizada entre as mulheres de Viana do Castelo e que junta várias gerações, neste quadro único das festas.

O desfile da mordomia é a forma dos organizadores apresentarem cumprimentos às várias autoridades, Estado, autárquicas e eclesiásticas presentes na cidade.

Estima-se em cerca de 14 milhões de euros, o valor das centenas de quilos de peças de ouro usadas pelas mordomas naquele desfile.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR