O nadador norte-americano Ryan Lochte divulgou esta sexta-feira, nas redes sociais, um pedido de desculpas “por não ser mais cuidadoso e sincero” sobre o alegado assalto num posto de abastecimento, que terá acontecido este domingo. “Quero desculpar-me pelo meu comportamento na semana passada – por não ter sido mais cuidadoso e sincero – quando descrevi os acontecimentos daquela manhã e pelo meu papel em levar para longe o foco dos muitos atletas que cumpriam os seus sonhos de participar nos Jogos Olímpicos”, disse.

Lochte reafirma que teve uma arma apontada a si enquanto um estranho lhe exigia dinheiro.

[A experiência] É traumática por ter acontecido com os seus amigos num país estrangeiro – inclusive com a barreira da língua – e por ter um estranho a apontar uma arma a si e pela exigência de dinheiro para deixá-lo sair. Mas, independentemente do comportamento de qualquer outra pessoa naquela noite, deveria ter sido muito mais responsável e, por isso, lamento pelos meus companheiros de equipa, fãs, colegas concorrentes, patrocinadores e pelos anfitriões deste grande evento “, explicou.

O nadador, campeão olímpico no Rio 2016 nas estafetas 4 x 200 metros, conclui dizendo que aprendeu “lições valiosas” com o incidente. “Estou muito orgulhoso de ter representado meu país nesta competição e esta situação deveria e poderia ter sido evitada. Eu aceito a responsabilidade por tudo que aconteceu e aprendi lições valiosas com isso”, assegurou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As investigações da polícia do Rio de Janeiro revelaram que Ryan Lochte, Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen envolveram-se numa confusão num posto de abastecimento, apesar de terem relatado que tinham sido assaltados depois de virem de uma festa. Segundo relatam as autoridades, os atletas estavam alcoolizados e causaram distúrbios no estabelecimento, por isso, os funcionários do posto decidiram chamar a polícia e não permitir que eles abandonassem o local. Um dos seguranças apontou-lhes uma arma, porque, segundo testemunhas, um deles estava exaltado e agressivo. Após pagarem 100 reais (27 euros) e 20 dólares (17,6 euros) pelos danos, os seguranças do local deixaram-nos partir.

Ryan Lochte e Jame Feigen foram indiciados por falsa comunicação de crime. De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, citada pela agência Brasil, Feigen teve que pagar cerca de 9,6 mil euros a uma instituição assistencial para poder deixar o Brasil. O Comité Olímpico dos Estados Unidos pediu desculpas, esta sexta-feira, ao Rio de Janeiro e aos brasileiros pelo incidente causado pelos nadadores: “O comportamento destes atletas não é aceitável, nem representa os valores do Team USA”, disse Scott Blackmun, diretor executivo do organismo.

O Comité Olímpico Internacional (COI) abriu, esta sexta-feira, uma comissão disciplinar contra os nadadores norte-americanos. Caso o processo avance, as possíveis punições incluem uma eventual suspensão, multas ou até mesmo a perda de medalhas, em casos extremos.