A atleta Yelena Isinbayeva anunciou, esta sexta-feira, a sua retirada em definitivo das pistas de Atletismo. Durante uma conferência de imprensa no Rio de Janeiro, em que foi anunciada como nova membro do Comité Olímpico Internacional (COI), a atleta bicampeã olímpica no Salto com Vara em Atenas 2004 e Pequim 2008 e recordista mundial disse que se sentia “plena” por todas as conquistas alcançadas na sua carreira.

O plano continua. Queria fazer a declaração mais importante, deixar a declaração mais importante de lado, mas hoje, dia 19 de agosto de 2016, YelenaIsinbayeva está a concluir a sua atuação profissional. (…) Quero dizer que não estou a despedir-me do desporto, estou a despedir-me do meu desporto. Sinto-me outra vez plena por ter conquistado todas as medalhas e títulos possíveis. Essa conferência de imprensa de hoje podem considerar, oficialmente, como de uma atleta que concluiu a sua carreira”, afirmou.

Isinbayeva, de 34 anos, foi impedida de lutar pela revalidação do título na sequência da exclusão da Rússia pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), após o escândalo de doping patrocinado pelas autoridades de Moscovo.

A saltadora vai trabalhar no COI para um mandato de oito anos, juntamente com a alemã Britta Heidemann (esgrima), o sul-coreano Ryu Sueg-min (ténis de mesa) e o húngaro Daniel Gyurta (natação). De acordo com os órgãos de comunicação social russos, a saltadora também está a planear candidatar-se à presidência da Federação Russa de Atletismo (FRA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR