Dois astronautas da NASA instalaram este sábado uma nova porta para atracar naves privadas na Estação Espacial Internacional, informou a Agência Espacial dos Estados Unidos.

Durante um passeio espacial de 05h58, os astronautas, Jeff Williams e Kate Rubins, concluíram o primeiro de dois pontos de atracagem internacional (IDA, sigla em inglês).

“Os IDA vão ser utilizados pelas futuras aeronaves tripuladas comerciais da Boeing e SpaceX em desenvolvimento no âmbito do Programa Tripulado Comercial da NASA”, referiu, em comunicado a agência.

A instalação da porta dará independência à NASA para aceder à Estação Espacial Internacional pela primeira vez desde a retirada da sua frota de transbordadores em 2011. Até agora, a Agência Espacial dos Estados Unidos dependia das naves russas Soyuz.

“Abrimos um novo capítulo na história da Estação Espacial Internacional, habilitando a porta principal para futuros veículos comerciais”, acrescenta.

Segundo a NASA, os voos comerciais, que se vão realizar a partir da Flórida, aumentarão o “tempo que as tripulações norte-americanas podem aplicar à investigação científica, permitindo a preparação de astronautas para missões espaciais mais profundas, incluindo a viagem a Marte”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR