O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu este domingo o “aviso amarelo” em vigor para sete das nove ilhas dos Açores, referente a chuva e trovoada, até às 21h00 (mais uma hora em Lisboa).

Para as ilhas das Flores e do Corvo (grupo ocidental) e para a Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico (grupo central) o IPMA prevê até 21h00 locais “precipitação e trovoada pontualmente forte”. No sábado, o IPMA já tinha emitido um aviso meteorológico para estas sete ilhas do arquipélago, no período entre as 3h00 e a 13h00.

Segundo o IPMA a situação deve-se “à passagem de uma superfície frontal fria”, que poderá “provocar a ocorrência de precipitação pontualmente forte nas ilhas dos grupos ocidental e central”.

O “aviso amarelo” é o segundo menos grave de uma escala de quatro e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Fonte da Proteção Civil nos Açores adiantou à agência Lusa que não havia registo de qualquer situação ao início da tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR