Tom Daley foi eliminado na semifinal do salto de prancha dos 10 metros de natação e não conseguiu o apuramento para a final. A falha do conhecido nadador britânico surpreendeu o público por ter sido tão precoce, mas há quem tenha arranjado uma explicação: o facto de Tom Daley ser homossexual.

O caso aconteceu no Twitter quando, instantes depois da prova a organização cristã Christian Voice escreveu: “Parece que ter-se tornado gay não trouxe nada de bom a Tom Daley”, numa referência à derrota do atleta de 22 anos.

O tweet daquela associação britânica causou algumas reações naquela rede social. A autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, partilhou o link e comentou: “Não sei o que é que é mais ofensivo neste tweet, a estupidez ou o ódio”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Stewart McDonald, deputado do Parlamento britânico, também torceu o nariz ao comentário daquela organização cristã e disse: “Christian Voice, expliquem-nos lá como é que alguém se ‘torna gay'”. Como a organização não respondeu, o deputado voltou a interpelar a Christian Voice e convidou os responsáveis a irem ao Parlamento para conversarem.

O visado Tom Daley, por sua vez, não reagiu publicamente ao sucedido. No fim da prova limitou-se a assumir que estava “desiludido”. “Estou verdadeiramente de coração partido porque sinto que estava na melhor condição física e podia ter ganho”, confessou aos jornalistas.

O nadador britânico ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2012 e recebeu uma outra nesta edição do evento com o atleta Daniel Goodfellow, na categoria Saltos Sincronizados 10 metros. Tom Daley competiu pela primeira vez numa edição dos Jogos Olímpicos em 2008, quando o evento aconteceu em Pequim. Daley anunciou ainda que vai continuar a trabalhar para marcar presença nos JO de 2020, em Tóquio.