Coisas vão se transformar
Para desaparecer
E eu pensando em ficar
A vida a te transcorrer
E eu pensando em passar
Pela vida com você.”

Na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro despediu-se do mundo a anunciar que já estava com saudades. No momento em que a chama olímpica foi apagada no Estádio Maracanã, escutou-se a canção “Pelo tempo que durar”, de Marisa Monte e Adriana Calcanhoto, para marcar este clima nostálgico vivido por quem não quer que a festa termine, mas que sabe que tem de acabar.

Apesar do ritmo mais lento do que o que marcou a cerimónia de abertura, o Rio de Janeiro mostrou o melhor que tem, este domingo. Voluntários vestidos de pássaros formaram imagens de pontos turísticos da cidade, projeções no relvado do estádio contaram a história da arte brasileira e os bailarinos e a cenografia fizeram homenagens à fauna e flora do país. O Carnaval e o samba ficaram para o final, quando o Maracanã foi transformado na Sapucaí (o Sambódromo do Rio). Escolas de samba e blocos de rua desfilaram entre os atletas antes dos fogos-de-artifício anunciarem o fim da festa.

O evento contou ainda com a presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que se transformou no personagem de videojogos Super Mario para marcar a transição dos Jogos Olímpicos para Tóquio, em 2020. “Arigatô, Rio”, lia-se num determinado ponto da apresentação.

O Observador reuniu, nesta fotogaleria, as imagens da despedida destes dias olímpicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR