O incêndio que lavra desde domingo no concelho de Baião, distrito do Porto, está “dominado”, mas no terreno ainda estão 91 homens na fase de rescaldo, informou esta segunda-feira o comandante dos Bombeiros de Santa Maria de Zêzere, Márcio Vil.

Em declarações à Lusa, o comandante da Corporação de Bombeiros de Santa Maria do Zêzere, Márcio Vil, informou que o incêndio em mato na freguesia de Teixeira e Teixeiró, concelho de Baião, “está dominado desde as 14h00 de hoje”, mas ainda estão 91 homens, com 25 veículos, no terreno em vigilância e a levar a cabo a fase de rescaldo.

Aquele responsável adiantou que “não houve nenhuma casa em perigo, mas referiu que o combate às chamas foi “muito complicado”, designadamente com os “acessos condicionados, declive muito acentuado, porque é encosta da [Serra] do Marão, e ventos”, explicou Mário Vil.

A página da Autoridade Nacional da Proteção Civil indicava hoje às 15h40 que o incêndio em mato do concelho de Baião estava em fase de “resolução”

Um outro incêndio, em Ponte da Barca, Viana do Castelo que lavra desde as 01h19 desta segunda-feira e que propagou ao concelho de Vila Verde, distrito de Braga, está a evoluir favoravelmente e segundo o presidente da Câmara de Ponte da Barca indica que as chamas “estão controladas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo adiantou à Lusa o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Braga, Hercílio Campos, o fogo que teve início em Ponte da Barca (Viana do Castelo) e que se “estendeu” ao concelho de Vila Verde, distrito de Braga, “está a evoluir favoravelmente”.

De acordo com a informação disponível na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), aquele incêndio está a ser combatido por 76 operacionais, 26 meios terrestres e três meios aéreos.

A página da Internet da PNPC informava hoje pelas 15h40 que no distrito do Porto estavam “em resolução” um incêndio na localidade e freguesia de Recarei, concelho de Paredes, que deflagrou às 15h02 e onde estão “24 operacionais no terreno”, “sete meios terrestres e um meio aéreo”.

Há um outro incêndio, este “em curso”, que deflagrou pelas 14h45, na freguesia de Custoias, Leça do Balio e Guifões, concelho de Matosinhos, que está a ser combatido com oito operacionais e três veículos.