“Foi bonita a festa” de encerramento dos Jogos Olímpicos, pá. O que não foi tão bonito foram os problemas verificados na Aldeia Olímpica este domingo. O sistema de esgotos do complexo destinado aos atletas olímpicos esteve prestes a ficar entupido devido à grande quantidade de preservativos que se encontravam nos canos.

Ainda antes do início dos Jogos Olímpicos, a Barra da Tijuca — local escolhido para alojar os atletas e treinadores durante os Jogos do Rio 2016 — já tinha sido alvo de várias críticas devido aos apartamentos sujos e sem água, canos rotos, infiltrações e problemas com gás e eletricidade.

No último dia da competição, depois de 19 dias de competições e celebrações, o sistema de esgoto da Barra da Tijuca encontrava-se em risco de ficar entupido devido ao enorme número de preservativos deitados nas sanitas pelos atletas durante as duas semanas em que permaneceram na Aldeia Olímpica, como afirma o El Español.

Os preservativos que eram deitados na sanita ficavam presos numa rede que tem como objetivo impedir a passagem de sacos de papel e outros objetos sólidos para as águas do esgoto.

Se o número de preservativos distribuídos nos Jogos do Rio 2016 será lembrado como um recorde — 450 mil no total, ou dois preservativos por dia para cada um dos atletas –, esse número poderá também ficar para sempre associado com o quase entupimento do sistema de canalização da Aldeia Olímpica em 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR