Mesmo que se tenha protegido do sol com todo o cuidado, tenha usado os protetores solares certos e, especialmente, da forma correta, a verdade é que uma queimadura solar — o malfadado escaldão — pode na mesma acontecer. E em caso de pele vermelha e escaldada, todos sabemos que o que se tem de fazer é hidratar para acelerar o processo de reparação. Então, se basta um hidratante, para que servem afinal os after-sun? Continue a ler.

Não são só para as queimaduras

Todos os dias em que se expõe ao sol de longa duração, está a danificar as células da pele. Resumidamente, um FPS 30 filtra até 97% da radiação e um FPS 50 até 98%. Isto significa que nenhum protetor solar protege a 100%. O que um after-sun vai fazer é, depois da exposição solar, enriquecer a pele com ingredientes nutritivos específicos que vão atuar na desidratação. Usar produtos after-sun é, portanto, uma parte essencial da rotina solar diária já que estes vão repor a humidade perdida após a exposição solar e banhos constantes, hidratar e ajudar na regeneração celular. E um plus: também ajudam a manter o bronzeado.

E se apanhar um escaldão?

No ano passado, fizemos um guia SOS para escaldões com uma série de dicas do que fazer em caso de queimaduras solares. E, além de um after-sun normal, para usar todos os dias em que se expõe ao sol, tenha sempre em casa um de efeito refrescante (costuma ler-se “cooling” nas embalagens) para situações de escaldão porque vai remover o calor do interior da pele e baixar a temperatura da derme.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

After-sun de rosto e corpo

Tal como nos protetores solares, também nos after-sun existem produtos específicos para corpo e rosto — embora muitas marcas já apostem em produtos dois em um. Lembre-se que um creme de corpo contém mais emolientes (óleos e gorduras destinadas a ajudar a hidratar a pele) porque foram feitos para cobrir áreas maiores e não devem ser usados no rosto. Se não tiver um after-sun de rosto, é preferível usar, então, um bom hidratante no pós-solar, pelo menos até poder comprar um produto especifico. O mais prático será sempre optar pelos produtos dois em um: rosto e corpo.

O que procurar nos after-sun?

Há vários ingredientes que são poderosos aliados na exposição solar. Se quer ter a certeza que está a comprar um bom after-sun, procure por ingredientes como aloé-vera (acalmam a pele queimada) ou Vitaminas C e D (poderosos antioxidantes). As embalagens devem também referir o efeito do after-sun: calmante, refrescante, regenerante, hidratante, potenciador de bronzeado… Assim já sabe o que é que está a comprar e o efeito a que se destina. Se tem pele morena e dificilmente apanha um escaldão, um after-sun potenciador de bronzeado é suficiente para manter a sua pele protegida no pós-sol e com um bronze bonito. Se, por outro lado, a sua pele escama com bastante facilidade, precisa obrigatoriamente de um produto calmante.

Na fotogaleria, em cima, veja as nossas sugestões de produtos after-sun e o efeito a que se destinam. Não saia deste verão com a sua pele danificada e desidratada. Ainda vai a tempo de lhe dar os ingredientes que precisa depois de tanta praia, piscina, sol e mar.