A Rússia está definitivamente fora dos Jogos Paralímpicos, que ocorrem em setembro no Rio de Janeiro, após perder um recurso no Tribunal Arbitral do Desporto, escreve o The Guardian. O Comité Paralímpico Internacional (CPI) baniu a Rússia dos Paralímpicos no início do mês, devido a suspeitas de doping, mas o país ainda recorreu dessa decisão.

Ao jornal britânico, o presidente do Comité Paralímpico, Philip Craven, disse estar “estimulado por o Tribunal ter apoiado a decisão unânime do CPI”, acrescentando que “a decisão de hoje sublinha a convição forte de que o doping não tem lugar absolutamente nenhum no desporto Paralímpico, e aumenta a nossa capacidade de assegurar uma competição justa”.

“Apesar de estarmos satisfeitos com esta decisão, não é um dia de celebração, e temos uma consideração enorme pelos atletas russos que agora vão perder a oportunidade de estar no Rio”, acrescentou o responsável do CPI, esperando que “é um dia triste para o movimento Paralímpico, mas esperamos que seja também um novo começo”.

A proibição chega na sequência de um relatório da Agência Mundial Antidoping, que analisou o programa de apoio ao doping promovido pelo estado russo. O estudo revelou que 11 testes positivos foram encobertos pelo governo russo, entre 2012 e 2015. Além disso, o relatório mostrou que nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia, 18 amostras de atletas russos foram trocadas por amostras limpas.

O governo russo reagiu, considerando que se tratou de uma decisão “política”. Muitos atletas russos foram também impedidos de participar nos Jogos Olímpicos, sendo que o Comité Olímpico Internacional deixou, na altura, a decisão a cargo das federações das diferentes modalidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR