Todas as regiões do continente e o arquipélago da Madeira apresentam risco “Muito Elevado” de exposição à radiação ultra violeta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta terça-feira. A ilha do Faial, no arquipélago dos Açores, apresenta também risco “Muito Elevado” de exposição aos raios UV.

Para as regiões com risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Elevado’), 8 a 10 (‘Muito Elevado’) e superior a 11 (‘Extremo’).

Em Portugal são 28 os concelhos em risco máximo de incêndio, informa o IPMA: Cabeceiras de Basto (Braga); Ribeira de Pena (Vila Real); Baião (Porto); Castelo de Paiva, Arouca (Aveiro); São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sernancelhe (Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda, Gouveia e Sabugal (Guarda); Miranda do Corvo, Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra (Coimbra); Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Leiria); Sertã, Oleiros, Vila de Rei e Mação (Castelo Branco); Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Instituto colocou também em risco muito elevado de incêndio vários concelhos de 12 distritos de Portugal continental. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

Segundo o IPMA prevê-se para esta terça-feira céu com poucas nuvens e vento fraco mas com aumento da nebulosidade durante a tarde nas regiões do norte e do centro do continente sendo que se vai verificar uma descida da temperatura máxima junto ao mar, a norte do Cabo da Roca.

No arquipélago dos Açores o céu vai apresentar-se muito nublado, prevendo-se chuva fraca no grupo oriental.

Na Madeira o céu vai estar pouco nublado e o vento vai soprar fraco a moderado.

As temperaturas vão atingir os 39 graus Celsius em Évora; 38 em Castelo Branco; 37 em Santarém; 36 em Bragança; 35 em Braga, Vila Real e Viseu; 34 em Lisboa, 33 na Guarda e Faro; 31 em Coimbra; 26 no Funchal e em Ponta Delgada e 24 no Porto.