Um grupo de homens armados entrou no edifico da Universidade Americana em Cabul e foram ouvidos vários disparos bem como uma explosão. Pelo menos 16 pessoas morreram, entre as quais os três atacantes revelou uma fonte policial.

“Sete estudantes morreram e outros 35 ficaram feridos no ataque”, disse o chefe da polícia de Cabul, Abdul Rahman Rahimi, à agência Efe, confirmando que o ataque foi perpetrado por um suicida acompanhado por outros dois atacantes, os quais foram abatidos pelas autoridades.

Morreram também, na sequência do ataque, dois seguranças da universidade e três polícias. Existe ainda uma outra vítima mortal: um segurança de um instituto contíguo que morreu depois do muro da universidade ter colapsado.

Abdul Rahman Rahimi relatou que o suicida fez embater a sua viatura, carregada de explosivos, contra a barreira da Universidade Americana, abrindo caminho para que os outros dois supostos rebeldes entrassem no recinto onde se encontravam aproximadamente 750 estudantes e professores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Queriam matar os estudantes”, disse, indicando que todos os feridos, incluindo nove polícias, foram transportados para o hospital e estão fora de perigo.

O reitor da universidade, Mohammad Sharif Faiz, afirmou que “depois da explosão, alguns rebeldes entraram na universidade e algumas pessoas foram mortas e feridas”.

A embaixada dos Estados Unidos em Cabul emitiu um aviso aos seus cidadãos para que evitem aquela zona, através de uma mensagem nas redes sociais em que referiu que o ataque começou às 19h30 locais (16h30 de Lisboa).

A autoria do ataque não foi ainda reivindicada.

No início de agosto, dois professores, um australiano e outro norte-americano, foram raptados desta Universidade por homens com uniforme militar e estão ainda desaparecidos.

O Afeganistão está a viver um período de aumento da violência que fez elevar este ano as vítimas civis para números recorde desde que começaram a ser contabilizadas, em 2009.

A universidade iniciou a sua atividade na capital afegã em 2006 e tem, atualmente, mais de 1.700 alunos, de acordo com a sua página na Internet.