Desde 1960, no mesmo ano dos Jogos Olímpicos em Roma, que os atletas com algum tipo de deficiência têm lugar num dos mais importantes eventos desportivos de sempre. A primeira edição dos Jogos Paralímpicos contou com a participação de militares feridos da II Guerra Mundial e o palco foi Stoke Mandeville, em Inglaterra. Foi um sucesso. Em 1976 já havia quarenta países com atletas inscritos.

Foi só a partir de 1992, por altura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, que o Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comité Paralímpico Internacional (CPI) começaram a trabalhar em parceria. A partir daí, o evento cresceu e passou a ser organizado em paralelo com os Jogos Olímpicos. Os atletas paralímpicos competem em vinte e sete modalidades, duas das quais serão estreadas este ano.

Ao longo dos últimos cinquenta e seis anos, muitos atletas têm marcado a história dos Jogos Paralímpicos. Na fotogaleria vai encontrar as marcas dos quinze atletas que mais medalhas de ouro arrecadaram na sua caminhada por este evento desportivo de expressão mundial. Conheça os maiores heróis paralímpicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR