agenda-cultural-verao-norte

O festival Vilar de Mouros é considerado o festival de pop rock mais antigo de Portugal. Já conta mais de 50 anos, apesar das interrupções, e a festa começa já esta quinta-feira e prolonga-se até sábado. Veja aqui o especial do Observador sobre o festival. Os bilhetes custam entre os 25 e os 50 euros.

O projeto Fado Violado estará esta sexta-feira, a partir das 22h, na Casa da Música. Este fado reúne a voz de Ana Pinhal e a guitarra de Francisco Almeida, numa sonoridade que se aproxima do flamenco de Sevilha. Fado Violado é uma nova forma de ouvir um dos estilos de música — que imortalizado por Amália Rodrigues — se tornou uma das imagens de marca de Portugal. Os dois portuenses apresentam assim, Portugal e Espanha num só. A entrada é livre.

Na Marginal de Matosinhos, os Dama dão um concerto gratuito a partir das 22h. Os singles “Às vezes”, “Balada do Desajeitado” e o mais recente, “Tempo Pra Quê” — os mesmos que são escutados em várias estações de rádio — farão certamente parte do repertório apresentado. Até setembro, várias atividades vão animar Matosinhos, integradas na programação da Capital da Cultura Eixo Atlântico 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Famalicão, o Devesa Sunset no Parque da Devesa tem sido protagonista nos finais de tarde de sexta-feira com vários artistas. O evento encerra este ano com Valter Lobo, a 26 de agosto. A partir das 19h, junto ao lago do parque, o cantor vai levar o indie e o folk até ao público. O primeiro disco, Mediterrâneo, será editado em setembro deste ano. O primeiro single já cantado por Valter Lobo é “Fora do Coração”. A entrada é livre.

O Curtas de Vila de Conde e Braga vão unir esforços no espaço Gnration — localizado no município bracarense. A 27 de agosto, sábado, parte da programação da última edição do Curtas vai ser exibida no pátio exterior do Gnration. Como vem sendo habitual, o festival de cinema, após fechar o evento em Vila do Conde, percorre algumas cidades portuguesas com a exibição de alguns filmes e documentários. Outros Cantos será apresentado em Braga: um pequeno documentário que explora a vertente contemporânea do canto minhoto.

No Museu do Abade de Baçal em Bragança, Sole Parody promete não deixar ninguém indiferente. No domingo, a partir das 17h, o projeto musical Le Parody mistura o pop, o folclore e a música eletrónica em várias canções — onde não falta o amor, o protesto e os desgostos. A este estilo, a cantora e compositora espanhola chama techno-flamenco. Mas não se pense que a voz é o único de Sole Parody, também a dança não faltará. Os bilhetes custam cinco euros.

fim de semana

O gótico vai invadir o Castelo de Leiria com o Festival Entremuralhas, de quinta-feira a sábado. A música assegura a programação: Silent Runners, Dark Door e Vive La Fête são alguns dos nomes no cartaz. No entanto, o evento também se faz muito da imagem — as roupas, a maquilhagem e os penteados assumem protagonismo nos looks do público. Os bilhetes diários variam entre os 25 e os 35 euros, já os gerais custam entre 60 e 80 euros.

Já em Montemor-o-Velho, a música eletrónica será a principal atração do Festival Forte. A partir desta quinta-feira e até sábado, também o castelo da localidade torna-se o ponto de encontro do evento. As atuações de nomes como Ben Klock, Rui Vargas e Amulador surgem como destaques na programação, além dos clássicos Cabaret Voltaire. Um dos objetivos é demonstrar e dar a conhecer as novas tendências da música, onde o som e a imagem interagem cada vez mais. Os bilhetes diários variam entre os 40 e os 50 euros, enquanto os gerais começam nos 90 euros.

No que toca a teatro, o Casino da Figueira da Foz recebe na sexta-feira, a peça Absolutamente Fabulosos, com texto de Roberto Pereira e encenação de Beto Coville. O espetáculo conta a história de duas atrizes que subitamente ficaram desempregadas. Num olhar pouco glamoroso sob a indústria da representação, há um agente artístico que não entende nada do assunto, mas que ainda assim tenta ajudar as duas amigas. Os bilhetes custam 12,5 euros.

Toca a Falar quer aproveitar o bom tempo em São João da Madeira e, por isso, durante este fim de semana convida locais e visitantes a cantar e a dançar. Porém, a bebida também não fica de fora da animação. É com um copo de sangria refrescante que a organização tenta convencer o público. Na Praça Luís Ribeiro, a animação cultural como a poesia e a música têm lugar cativo. A entrada é livre.

Em Coimbra, há Noites de Música no Coração da Cidade até 1 de outubro. Para quem visita a localidade ou faz dela a sua casa, não pode faltar aos inúmeros concertos que têm animado a baixa. Este sábado, há um encontro de grupos de dança moderna na Praça 8 de Maio. Até ao final de verão, as atuações divergem entre o folclore e o fado. Não é preciso bilhete.

agenda-cultural-verao-sul

Lisboa na Rua começa esta quinta-feira e como o próprio nome indica, fará das ruas e ruelas da capital os espaços privilegiados para a cultura. Até 1 de outubro, são várias as iniciativas a acontecer em vários pontos de Lisboa: o Jardim do Arco do Cego com concertos de big bands de jazz, o cinema ao ar livre no Palácio Pimenta e a Feira da Luz em Carnide. Apesar de repetir algumas atividades da edição anterior, este ano a Orquestra Metropolitana de Lisboa tem o desafio de interpretar as sinfonias de Beethoven no Terreiro do Paço. Veja aqui o que não perder nesta edição. Todas as iniciativas são de entrada livre.

É no cenário idílico da Quinta da Regaleira, em Sintra, que sobe a palco a peça Otelo de William Shakespeare. Desta quinta-feira a 8 de outubro, o público poderá reviver a história da paixão de Otelo e Desdémona. A interpretação é da associação cultural bYfurcação, com encenação de Paulo Cintrão e a adaptação do texto é da autoria de Fernando Villas-Boas. O valor dos bilhetes ainda não é conhecido.

Em Tróia, o Jardim do Norte recebe o Street Food Festival de sábado a 4 de setembro. Há gastronomia variada e para todos os gostos e cuidados: desde os nachos sem glúten às pizzas em forma de cone. No entanto, quem não for fã de comida mais inovadora, tem sempre os típicos pratos portugueses à disposição. A entrada é livre e só paga o que consumir.

O Festival do Crato reúne música, artesanato e gastronomia no mesmo recinto. A partir desta terça-feira, todos os caminhos vão dar a Portalegre com um cartaz musical, onde artistas nacionais e estrangeiros partilham (equilibradamente) os palcos. James Morrison, Kaiser Chiefs, Ana Moura, Frankie Chavez e Capicua são alguns dos destaques. Os bilhetes custam entre os 12 e os 32 euros, consoante seja diário ou geral.

Em Beja, há muitos contos do mundo para ler até domingo. Vários artistas, contadores de histórias e músicos, de dez nacionalidades, vão estar presentes no I Festival de Contos do Mundo. A organização garante que “todas as palavras do mundo cabem em Beja” e a verdade é que o Brasil, Cuba, Argentina, Mali e tantos outros países vão ter representantes no evento. Seja no Jardim Público ou na Biblioteca Municipal, as palavras andarão um pouco por todo a parte. É só apanhá-las e escutá-las.

Até domingo, a Fatacil — Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria vai estar por Lagoa, no Algarve. Os últimos dias já têm sido de muita animação e música, este fim de semana não foge à regra. No sábado, sobe a palco Rita Guerra e Mickael Carreira, já no domingo é a vez de Ana Moura e Rui Veloso. Os bilhetes diários custam 3,5 euros.

Já os Retimbrar vão estar na sexta-feira em Tavira, a partir das 22h, na Praça da República. O grupo musical do Porto têm tido um verão trabalhoso e o Algarve é a próxima paragem. Os Retimbrar adaptam a música portuguesa a novas interpretações, onde não falta ritmo, canções originais e instrumentos tradicionais. O concerto está inserido na iniciativa Verão em Tavira e tem entrada livre.

agenda-cultural-verao-ilhas

No arquipélago da Madeira, as Festas de São Vicente trazem muita música ao município que dá o nome ao evento. Já começou no passado sábado, mas até este domingo ainda há alguns concertos para assistir. As escolhas estão, por exemplo, entre a cantora brasileira Paula Fernandes para quinta-feira e o português Mastiksoul na sexta-feira. Estas festas têm entrada livre.

Já nos Açores, o Teatro Faialense na sexta-feira e o Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa no sábado, recebem o espetáculo de dança E caíram nas mãos gotas daquela alma. Em palco estarão três interpretes, coreografadas pelo bailarino Tiago Correia, onde o encontro com o eu, a alma e a individualidade se faz através dos movimentos e do ritmo. Os bilhetes estão à venda nos dois locais de espetáculo.