Esta sexta-feira o seu cão merece um passeio noturno mais longo. Desde 2004 que o Dia Mundial do Cão é celebrado a 26 de agosto, numa forma de homenagear um dos animais de estimação mais antigos da humanidade. A festa é de todos eles: dos mais pequenos com mania de que são grandes e dos grandes que agem como se fossem pequenos; dos cães com pedigree e dos que chegaram arraçados ao mundo; dos que adoram tomar banho e dos que detestam ouvir a palavra “água”.

O Dia Mundial do Cão foi criado nos Estados Unidos por Colleen Paige, uma especialista em lifestyle animal e advogada na área dos direitos dos animais. A missão é “ajudar a sensibilizar o público a reconhecer o número de cães que todos os anos precisam de ser resgatados” por estarem em situação de perigo, mas também a celebrar aqueles que vivem num ambiente familiar saudável, em segurança e conforto.

Para celebrar este dia com tanta importância canina, o Observador recolheu imagens de 20 cães perfeitamente capazes de lhe roubarem o coração. Quer homenagear o seu amigo de quatro patas no Facebook? Escolha uma das citações que lhe mostramos na fotogaleria em cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR