A companhia aérea ‘low cost’ easyJet recomendou aos passageiros que vão viajar hoje que se desloquem para o aeroporto com mais antecedência que o habitual, devido aos efeitos da greve dos trabalhadores de segurança.

“A easyJet recomenda aos passageiros que hoje, e em resultado da greve que está a decorrer nos aeroportos nacionais, cheguem com a maior antecedência possível de modo a estarem na porta de embarque à hora prevista”, refere uma informação da empresa, enviada à agência Lusa.

Os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que asseguram o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros assim como dos trabalhadores dos aeroportos, estão hoje em greve.

A TAP já tinha feito pedido idêntico no início da manhã de hoje ao aconselhar os passageiros a chegarem com maior antecedência aos aeroportos portugueses.

Aos passageiros com voos a partir de Lisboa, a TAP pede que cheguem ao aeroporto quatro horas antes do horário previsto para o embarque.

Fonte da Ana — Aeroportos de Portugal avançou que o tempo de espera para o controlo de segurança no aeroporto de Lisboa atingia duas horas no Terminal 1 e menos no Terminal 2, não havendo constrangimentos nos outros aeroportos do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A paralisação de 24 horas foi marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação das Empresas de Segurança (AES) para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

O dirigente sindical do STAD – Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpezas Domésticas e Atividades Diversas, Carlos Trindade, disse que esta greve ao trabalho extraordinário conta com uma adesão de 80% em Lisboa e acima de 50% no Porto e em Faro.

O sindicalista falava à Lusa, em frente às instalações do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde estavam concentradas cerca de duas centenas de trabalhadores.