A TAP apelou hoje aos passageiros para chegarem com maior antecedência aos aeroportos portugueses, recomendando que, nos casos dos que têm voos a partir de Lisboa, cheguem quatro horas antes do embarque, devido à greve dos trabalhadores de segurança.

Fonte oficial da TAP disse hoje à Lusa que a companhia aérea está a alertar os passageiros com voos agendados para hoje para que se dirijam aos aeroportos com “uma antecedência superior à habitual” e que os viajantes que embarquem a partir do aeroporto de Lisboa cheguem quatro horas antes “tendo em conta o maior número de passageiros” deste aeroporto.

Em causa está a greve ao trabalho extraordinário dos trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que asseguram o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores dos aeroportos.

Esta paralisação de 24 horas foi marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação das Empresas de Segurança (AES) para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) Fernando Henriques disse recentemente à Lusa que “os trabalhadores destas duas empresas são responsáveis pela segurança de cerca de 40 milhões de passageiros que, por ano, passam pelos aeroportos portugueses”.

O sindicalista alertou que, “com as condições em que trabalham, mais tarde ou mais cedo”, podem existir “problemas graves”, considerando que “é altura de olhar com atenção para esta questão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR