O líder do PP, Mariano Rajoy, e o secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, reúnem-se na segunda-feira no Congresso, disseram fontes populares citadas pela EFE.

Após a celebração de um pacto entre o PP e o Ciudadanos, rubricado pelos porta-vozes dos dois partidos no Congresso, as equipas do presidente do governo espanhol em funções e de Sánchez mantiveram contracto para concertar a reunião.

O encontro entre Rajoy e o líder socialista espanhol está marcado para as 13:00 (menos uma em Lisboa) no Congresso.

Os diários El Pais e El Mundo noticiaram esta manhã que o Partido Popular e o Ciudadanos chegaram esta manhã a um acordo que viabiliza a investidura de Mariano Rajoy na chefia do governo.

“Após uma semana de negociações, o PP e o Ciudadanos alcançaram um acordo para que os 32 deputados do partido de Abert Rivera votem favoravelmente a investidura de Mariano Rajoy”, noticiou a edição ‘online’ do El Pais, citando fontes dos dois partidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o matutino espanhol, o atual presidente do governo espanhol e o líder do Ciudadanos reúnem-se esta manhã com as equipas de negociadores de ambos os partidos para “ratificar” a assinatura do pacto de investidura no Congresso dos Deputados.

“Os dirigentes das duas formações aceleraram o fecho do acordo no sábado durante uma discreta reunião entre ambos”, refere o jornal.

Fontes de ambos os partidos, citadas pelo El Pais, confirmaram que Rajoy e Rivera fecharam esta noite a negociação.

Segundo o jornal, as duas delegações vão reunir-se às 12:30 (menos uma hora em Lisboa), estando previsto que os líderes parlamentares dos dois partidos assinem o acordo.

O chefe do executivo e o líder do Ciudadanos estarão depois na conferência de imprensa, acrescenta o jornal.

O acordo deverá pôr termo ao impasse político em Espanha, que já levou á repetição das eleições legislativas.