A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, reduz, esta segunda-feira, a sua laboração para apenas um turno diário, passando a produzir 353 carros por dia.

“A partir de segunda-feira [hoje] vamos arrancar com um turno diário na fábrica da Volkswagen Autoeuropa e produzir 353 carros por dia”, afirmou recentemente à agência Lusa fonte oficial da Volkswagen Autoeuropa.

No final de maio, a Autoeuropa referia em comunicado que o volume de encomendas previsto desde o início do ano representava “uma redução de 19% face ao ano anterior, concentrada no segundo semestre”.

Na mesma nota, a empresa dizia que a Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração da Volkswagen Autoeuropa tinham concordado em reduzir a laboração da fábrica de Palmela para apenas um turno diário e que o acordo com os trabalhadores tinha sido alcançado a 24 de maio.

“O modelo encontrado prevê a redução do volume diário e a respetiva produção num único turno a partir de setembro, sem dias de paragem coletiva adicionais. Possibilita também a gestão individual do tempo de trabalho e a continuação dos programas de qualificação e de mobilidade internacional em outras fábricas do grupo Volkswagen”, salientava.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A administração da Autoeuropa afirmava-se confiante de que esta solução vai permitir “a manutenção do emprego e do rendimento dos colaboradores”, sem pôr em causa a produtividade da unidade de Palmela.

A CT da Autoeuropa, que deu parecer favorável à proposta da administração, considerou que o novo acordo salvaguarda os interesses dos trabalhadores.

A administração da Autoeuropa, que considera a situação atual como um momento de transição para o crescimento a partir do segundo semestre de 2017, disse estar em contacto com os seus fornecedores, para tentar “minimizar o impacto desta alteração no seu funcionamento”.