Um homem tentou, este domingo, fazer-se explodir durante uma missa, numa igreja católica na Indonésia, mas os explosivos apenas se incendiaram, sem rebentar, escreve o The Guardian. Ao perceber que a explosão tinha falhado, o homem, de 18 anos, tentou atacar o padre com um machado.

O padre Albert Pandiangan, de 60 anos, apenas sofreu ferimentos ligeiros na mão esquerda, porque as pessoas que estavam na celebração conseguiram deter o homem.

A polícia acrescentou que o atacante tinha consigo uma folha de papel com o símbolo do Estado Islâmico, desenhado à mão.

O chefe da polícia local, Nur Fallah, explicou que o engenho explosivo era rudimentar. “Alguém tentou matar o padre, fingindo que ia à missa. No momento em que tentou explodir algo, uma espécie de fogo-de-artifício, mas o engenho não explodiu, apenas libertou fumo”, adiantou o responsável. Algumas testemunhas garantiram aos meios de comunicação locais que o homem esteve nervoso durante toda a celebração, a mexer em algo dentro do seu casaco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades ainda estão a investigar as causas do ataque falhado, e já detonaram os engenhos que estavam na posse do homem. “Tendo em conta que se trata de um jovem, haveria alguém a apoiá-lo”, explicou o diretor da Agência Nacional Antiterrorismo, Suhardi Alius, considerando que o atacante se tratava de uma “marioneta”.

A Indonésia, o país de maioria muçulmana mais populoso do mundo, tem sido palco de vários ataques a minorias religiosas. Em janeiro, por exemplo, um ataque suicida na capital do país, Jacarta, fez oito mortos.