Dark Mode 192kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Morreu o ator Gene Wilder, Willy Wonka, o Waco Kid e o Dr. Frankenstein

Este artigo tem mais de 4 anos

O ator norte-americano, que ficou célebre pelo papel de Willy Wonka (1971), morreu este domingo aos 83 anos. Wilder participou em vários filmes do realizador Mel Brooks.

11 fotos

O ator norte-americano Gene Wilder morreu este domingo, com 83 anos de idade, vítima de doença de Alzheimer. A confirmação foi dada pela família, esta segunda-feira, à agência Associated Press.

Gene Wilder nasceu a 11 de junho de 1933, no Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos da América. Wilder participou nos filmes Young Frankenstein [Frankenstein Júnior] (1974), The Woman in Red [A Mulher de Vermelho] (1984) mas foi o papel de Willy Wonka em Willy Wonka & the Chocolate Factory [A Maravilhosa História de Charlie] de 1971 que o tornou célebre.

Wilder manteve uma longa relação laboral e de amizade com o realizador Mel Brooks, um dos mais conhecidos realizadores de comédia de Hollywood. Para além de Frankenstein Júnior, Wilder participou nas comédias The Producers [O Falhado Amoroso] de 1967 e Blazing Saddles [Balbúrdia no Oeste] de 1974.

Tweet de Mel Brooks publicado na noite desta segunda-feira: “Gene Wilder – Um dos grandes talentos do nosso tempo. Ele abençoou todos os filmes que fizemos com a sua magia e abençoou-me com a sua amizade.”

Cena do filme Frankenstein Júnior.

Gene Wilder e Cleavon Little numa cena do filme Balbúrdia no Oeste.

Uma das cenas mais icónicas de A Mulher de Vermelho, com Kelly LeBrock e Gene Wilder.

Gene Wilder realizou quatro longas metragens: As Aventuras do Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes de 1975, O Maior Amante do Mundo de 1977, A Mulher de Vermelho de 1984 e Lua de Mel com Fantasmas. O filme A Mulher de Vermelho – uma adaptação da comédia francesa de 1976 Un Éléphant ça Trompe Énormément [As Belas Mulheres dos Outros] – ficou sobejamente conhecido devido à banda sonora de Stevie Wonder que incluia o sucesso “I Just Called to Say I Love You”.

Wilder foi nomeado para os Óscares da Academia pelo seu papel no filme The Producers (1968) e pela co-autoria do argumento do filme Young Frankenstein.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.