A 33ª edição dos MTV Video Music Awards prometeu premiar os melhores vídeos musicais do último ano e não desiludiu. A cerimónia realizou-se na madrugada desta segunda-feira no Madison Square Garden, em Nova Iorque, e celebrou o que de melhor se fez, desde a música pop ao hip-hop. Rihanna inaugurou o espetáculo com o talento que lhe valeu o prémio Vanguarda em vídeo (também conhecido por Prémio Carreira Michael Jackson), pela sua influência na cultura MTV. “Please don’t stop the music”, começou por cantar. Seguiram-se hits como “What’s My Name”, “Work” e “Bitch Better Have My Money”, divididos por quatro atuações diferentes ao longo de três horas.

Quem também não ficou atrás foi Beyoncé, a grande vencedora da noite, que para além de ter conquistado oito galardões (e a passadeira vermelha) ainda anunciou no último minuto que ia atuar na cerimónia. A Queen B presenteou os fãs com um medley do novo álbum Lemonade e levou para casa o grande prémio Vídeo do Ano graças a “Formation”. A mulher de Jay-Z também venceu a estatueta de Melhor Vídeo Feminino (“Hold Up”), Melhor Vídeo Pop, Coreografia, Cinematografia, Direção e Edição (“Formation”). Beyoncé Knowles estava nomeada para 11 categorias.

Os rappers Drake, Kanye West e Bryson Tiller perderam o prémio de Melhor Vídeo Masculino para o DJ Calvin Harris que não marcou presença na cerimónia por estar em digressão na Inglaterra. Já o grupo Fifth Harmony venceu as categorias de Canção de Verão (“All in My Head”) e Melhor Vídeo em Colaboração (“Work from Home” com Ty Dolla Sign) contra Drake e Rihanna (“Work”) ou mesmo Beyoncé e Kendrick Lamar (“Freedom”). O Melhor Vídeo Hip-Hop foi entregue a “Hotline Bling” de Drake que venceu a distinção contra “Panda” de Desiigner.

Destaque para a ausência de Adele que, mesmo nomeada para oito prémios, não marcou presença no evento. Mas a cerimónia apresentada pelo produtor DJ Khaled — popular pelas suas expressões “major key”, “iconic” e “timeless” — não se fez só da entrega de galardões. Kanye West subiu ao palco para lançar o novo videoclipe da música “Fade” do The Life Of Pablo, depois de a MTV lhe autorizar quatro minutos para fazer o que quisesse. Inicialmente o rapper ia atuar ao vivo mas decidiu não comparecer ao soundcheck à última hora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também Ariana Grande, Nicki Minaj, Britney Spears (em playback), G-Eazy e Future fizeram parte da lista de atuações apresentadas por nomes como Kim Kardashian West, Hailee Steinfeld e Alicia Keys. Na falta da excentricidade de Miley Cyrus, os comediantes Jay Pharoah e Nicole Byer tentaram popularizar ao máximo os MTV Video Music Awards nas redes sociais.

Em fotogaleria, fique a conhecer a lista completa de vencedores da edição de 2016.