Todos sabemos que a vitamina C tem inúmeros benefícios para a saúde em geral. Entre os efeitos mais conhecidos estão os antioxidantes e anti-inflamatórios, razão por que tantas vezes se recomenda beber sumo de laranja no inverno para ajudar à prevenção de gripes e constipações. O que nem toda a gente conhece é o poderoso efeito que aquela vitamina tem na pele, ao ser aplicada localmente de forma pura.

Fatores de envelhecimento da pele

Mostrar Esconder

Idade – Uma das causas por que a pele envelhece não pode ser modificada, pois relaciona-se com a idade. O percurso é irreversível e resulta da oxidação e morte celular. À medida que o tempo passa, três elementos fundamentais para a saúde e beleza da pele vão-se perdendo: o colagénio, que confere firmeza; a elastina, responsável pela elasticidade; e os glicosaminoglicanos, que colaboram ao nível da hidratação.

Causas exteriores – Outros fatores responsáveis pelo envelhecimento cutâneo são extrínsecos, isto é, exteriores ao indivíduo, e como tal, podem ser controlados. Entre estes contam-se a poluição, a radiação solar ou o estilo de vida.

São vários os estudos que têm vindo a demonstrar o contributo da vitamina C para retardar o envelhecimento da pele, graças ao efeito antioxidante que a caracteriza. Ao ser utilizada diretamente na pele, estimula a síntese do colagénio (proteína responsável pela firmeza), contribuindo assim para suavizar as linhas de expressão e combater as rugas que começam a surgir por volta dos 35 anos de idade. Além disso, melhora a distribuição de melanina, o que ajuda a clarear manchas e uniformizar o tom.

A utilização tópica de vitamina C, seja através de cremes ou ampolas, favorece ainda o aumento da elasticidade, bem como a hidratação imediata e contínua. A vitamina C pura pode ser aplicada não só no rosto, mas também no pescoço, zona do decote e mãos, promovendo a juventude e beleza da pele.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ampolas Efeito Flash

Uma das formas mais eficazes de beneficiar dos efeitos proporcionados pela vitamina C pura é disponibilizada em Portugal pela marca REPAVAR®, através das Ampolas Efeito Flash. Este é um produto reafirmante com efeito lifting imediato, destinado a atenuar rapidamente os sinais de cansaço e de pele desvitalizada. Firmeza, luminosidade e suavidade são os resultados obtidos em segundos com a sua utilização.

Graças à elevada concentração de vitamina C pura (5,5%), as Ampolas Efeito Flash atenuam as linhas de expressão do rosto, pescoço, colo e mãos devolvendo à pele um aspeto radiante. A obtenção destes efeitos é fácil e não requer processos muito elaborados, já que a utilização das ampolas pode facilmente integrar a rotina de beleza diária.

As ampolas são aplicadas de manhã e à noite sobre a pele limpa e seca do rosto e pescoço. Deve efetuar-se uma ligeira massagem para facilitar a sua total absorção e, logo de seguida, é possível aplicar maquilhagem ou o creme habitual.

Repavar Revitalizante Ampollas Efecto Flash 5 amp

Sem perfume, sem parabenos. Oilfree ideal para todos os tipos de pele!

Toda a gama REPAVAR® Revitalizante é formulada à base de vitamina C pura e outros ativos naturais que, juntos, combatem ativamente o efeito dos radicais livres e das agressões externas – como os raios ultravioleta, o stresse e a poluição – que contribuem para acelerar o envelhecimento cutâneo.

Além das inegáveis mais-valias para a pele, a marca oferece ainda a possibilidade de os consumidores beneficiarem do Cartão de Fidelidade. Na compra de quatro produtos da marca é oferecido um produto à escolha (com o valor médio dos artigos adquiridos). Esta oferta é válida em todas as gamas REPAVAR®.

Prevenção e tratamento

Mostrar Esconder

Quaisquer que sejam as causas do envelhecimento da pele, as consequências visíveis são idênticas: flacidez, manchas, rugas e secura. Para a prevenção destes efeitos recomenda-se:

Proteção solar – A exposição aos raios ultravioleta favorece o envelhecimento precoce da pele.

Antioxidantes – Aconselha-se a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, por exemplo, vegetais de folhas verdes, tomate, leguminosas, peixe e frutos secos.

Vitamina C
A vitamina C desempenha um papel fundamental na prevenção do envelhecimento da pele.

Aqui estão cinco dos alimentos mais ricos em vitamina C:

Camu-Camu – Fruto da árvore com o mesmo nome, originária da América do Sul, tem cerca de 30 vezes mais vitamina C do que a laranja (cerca de 2800 mg/ 100g de fruto);

Acerola – Nalgumas variedades deste fruto, a vitamina C chega a ser oitenta vezes superior ao teor presente na laranja e no limão. Tem um sabor levemente ácido e um perfume semelhante ao da uva.

Graviola – Também conhecida como Fruta-do-Conde, Sap-Sap, Jaca do Pará ou Jaca de pobre, é uma fruta muito rica em fibras e vitaminas, entre as quais a C.

Pimentão vermelho – Rico em antioxidantes, vitamina C e E. Entre os vários pimentões existentes, o vermelho é o que apresenta maiores valores de ácido ascórbico (vitamina C) e betacaroteno.

Caju – Muito apreciado entre nós, o caju é saboroso e rico em vitamina C e ferro.

Mas muitos dos benefícios para a pele proporcionados pela vitamina C não podem ser obtidos através da sua ingestão, pelo que deve optar-se pela administração tópica, nomeadamente recorrendo a produtos como as Ampolas REPAVAR® Revitalizante Efeito Flash, constituídas por 5,5% de vitamina C pura.

Estudos Clínicos

Os efeitos da vitamina C na prevenção do envelhecimento cutâneo têm vindo a ser analisados amplamente nos últimos anos, através da condução de diversos estudos clínicos. Uma dessas pesquisas* foi levada a cabo junto de 20 mulheres com idades superiores a 28 anos, tendo consistido na aplicação única de uma Ampola REPAVAR® Revitalizante Efeito Flash no decurso de uma consulta.

No final, 100% das utilizadoras referiram que a sua pele apresentava mais firmeza, elasticidade e suavidade. Cerca de 73% afirmaram mesmo preferir a Ampola REPAVAR® Revitalizante Efeito Flash a outros produtos similares utilizados anteriormente. A avaliação levada a cabo pelos investigadores indicou também, após 15 minutos da aplicação, um aumento de 42% do efeito refirmante e da hidratação da pele, bem como um acréscimo de 12% do efeito tensor, revelado através do aumento da elasticidade.

*Estudo in vivo de eficácia refirmante e tensora imediata de REPAVAR Revitalizante Ampola Efeito Flash. Medical Department Ferrer Internacional, 2015.