Até aqui com uma oferta reduzida a um único modelo, o arrebatador Chiron, a Bugatti procura soluções para fazer face não apenas às oscilações do mercado, mas também a uma fase particularmente negativa por que passa a “casa-mãe”, a Volkswagen, atingida pelo escândalo das emissões. Nomeadamente, ponderando a hipótese de aumentar a sua oferta com um sedan de luxo de quatro portas, com base no concept Galibier.
Actualmente sob análise do actual homem-forte da Bugatti, Wolfgang Dürheimer, este novo projecto hiper-luxuoso é visto como um produto capaz de disputar território ao futuro Rolls-Royce Phantom, que está a chegar, exibindo um preço que não deverá diferir muito dos actuais 2,4 milhões de euros que ronda o Chiron.
Contudo, e ao contrário do Chiron, um possível futuro saloon Bugatti deverá seguir as linhas-mestras que serviram de base à construção do protótipo Galibier e que passam pela colocação do motor em posição frontal, e não central. Sendo que, nalguns círculos internos da Volkswagen, a intenção é que este novo modelo utilize como plataforma uma versão modificada da solução MSB desenvolvida pela Porsche. E que, segundo os mais recentes rumores, assumirá igualmente uma posição de destaque nos futuros modelos da marca britânica de automóveis de luxo do grupo, a Bentley.
Contactado pela “Autocar“, Dürheimer escusou-se a fazer grandes comentários sobre o tema. “Neste momento, estamos a seguir vários caminhos estratégicos, sendo que o Galibier é apenas um deles. Sobre os outros, não posso ainda falar”, disse.
No entanto, o CEO da Bugatti também não esconde a sua preferência: “A verdade é que o meu coração continua a bater por este carro [o Galibier], até porque veio revelar algumas abordagens verdadeiramente revolucionárias que nenhum outro construtor mostrou audácia suficiente, até ao momento, para passar à produção.”
Recorde-se que o projecto Galibier foi inicialmente apresentado em 2011, acabando por ser abandonado em 2013, com a saída de Dürheimer para a Audi. Contudo, com o seu regresso à Bugatti, em 2015, não demorou muito para que o projecto fosse rapidamente recuperado.