Inserido no segmento dos saloons de maiores dimensões, o novo Citroën CXperience Concept, que deverá estrear-se no próximo Salão Automóvel de Paris, em França, tem nos genes uma estética marcante e distintiva, a par dos benefícios decorrentes do recentemente lançado programa Citroën Advanced Comfort.

Desenhado pelo centro de estilo da Citroën em Vélizy, nos arredores da capital francesa, e dado a conhecer, pela primeira vez, na convenção global da marca que teve como tema o novo C3, o CXperience é não apenas um saloon de medidas generosas (4,85 m de comprimento, cerca de 2 m de largura e 1,37 m de altura), mas também uma nova manifestação das ambições da Citroën em concorrer nos segmentos superiores. Desde logo, com um produto concebido segundo o mote “be different, feel good”.

Com um visual exterior inspirado na tecnologia de ponta que hoje em dia marca a vida em sociedade, e o interior subordinado ao tema do mobiliário e das viagens, esta nova linguagem de design estreada com o CXperience é também, de acordo com o fabricante, um passo em frente naquela que será uma nova ofensiva em termos de estratégia de marca.

A Citroën afirma ainda que o CXperience foi igualmente concebido em harmonia com os códigos revelados com o programa Citroën Advanced Comfort, o qual, tendo como objectivo último o bem-estar e o conforto dos ocupantes quando a bordo de um veículo da marca, será também, no futuro, imagem de marca nos produtos Citroën.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este novo conceito, que norteará a estética, soluções técnicas e desenvolvimento tecnológico a aplicar em novos modelos, não só reflecte uma nova abordagem em termos de luminosidade, espaço, ergonomia e conectividade, como procura reflectir as mudanças que o fabricante tem vindo a observar relativamente às expectativas dos clientes. Razão pela qual fará parte de todo o processo de design.

17 fotos

Em termos práticos, o CXperience exibe ainda invulgares portas traseiras de abertura inversa e num ângulo de 90º, para garantir um melhor acesso a um habitáculo de aparência tridimensional, além de câmaras ao invés de retrovisores – materialização do sistema ConnectedCam com capacidade, inclusivamente, de gravação de imagens –, assim como um enorme ecrã de 19″ ao centro do tablier.

No que diz respeito a motorizações, o Citroën CXperience Concept conta com uma unidade motriz híbrida, que procura aliar eficiência a performance, através da conjugação de um motor a gasolina capaz de debitar entre 150 e 200 cv, com um propulsor eléctrico a fornecer mais 117 cv de potência. Ao todo e com ambos os motores a funcionar, este protótipo anuncia uma potência total de mais de 300 cv.

Dispondo de um modo de funcionamento exclusivamente eléctrico, com o qual consegue uma autonomia de cerca de 60 km, no apoio ao motor eléctrico está uma bateria de 3 kW, a qual pode ser totalmente carregada em apenas quatro horas e meia, numa tomada normal, ou então em não mais que duas horas e meia, num posto de carregamento rápido. Processo que o condutor pode acompanhar através de uma imagem gráfica exibida no topo do painel de instrumentos.

Como transmissão, o CXperience opta por uma caixa automática de oito velocidades, posicionada entre os dois motores, enquanto a bateria fica localizada por baixo do piso do habitáculo, sem qual tal signifique qualquer tipo de penalização na habitabilidade ou na capacidade da bagageira, ao mesmo tempo que envia energia para as rodas traseiras.

Veja o vídeo de apresentação.

[jwplatform KPE3YwcA]