É mais um momento à Marcelo: o Presidente da República foi fotografado com um grupo de jovens a fazer dabbing, num centro comercial na ilha da Madeira. Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra na ilha desde domingo para uma reunião com os responsáveis pela execução do plano de emergência, e também para se deslocar às ilhas Selvagens, foi interpelado por um conjunto de jovens e aceitou posar com eles a fazer o movimento. As imagens chegaram rapidamente às redes sociais:

Mas, afinal, o que é isso do dabbing? De acordo com o Daily Dot, é uma dança que apareceu originalmente na cidade americana de Atlanta, nos Estados Unidos, ligada à cultura hip-hop norte-americana. Os Migos (grupo de hip-hop de Atlanta) são habitualmente considerados os criadores do dabbing, com a sua música Look at my Dab, lançada em 2015. Rapidamente se espalhou por todo o mundo do hip-hop e tem sido usado também para festejar pontos por alguns jogadores de futebol americano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

DENVER, CO - DECEMBER 13: Outside linebacker Von Miller #58 of the Denver Broncos performs a "dab" pose as he is introduced during player introductions before a game against the Oakland Raiders at Sports Authority Field at Mile High on December 13, 2015 in Denver, Colorado. (Photo by Dustin Bradford/Getty Images)

O jogador Von Miller a fazer dabbing num jogo de futebol americano. (Dustin Bradford/Getty Images)

A história deste gesto também tem estado ligada ao consumo de canábis. O termo dabbing refere-se também, aliás, ao consumo de óleo de haxixe, preparado através de um processo que envolve extrair diretamente o THC (Tetra-hidrocanabinol), a principal substância ativa da canábis, utilizando gás butano. Os dabs — as porções de óleo de haxixe que são consumidas — têm entre 70% e 90% de THC, causando efeitos muito mais fortes do que os do consumo normal.

O movimento do dabbing é muito simples, e consiste apenas em estender os braços para cima enquanto se vira a cara para o cotovelo, como se se tratasse de uma espécie de espirro.